segunda-feira, 06/01/2025
InícioSaúdeSexta Feira 20 é dia Nacional do Teste da Linguinha

Sexta Feira 20 é dia Nacional do Teste da Linguinha

Nesta sexta-feira, dia 20 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste da Linguinha. Muitas pessoas ignoram, mas a língua presa é uma alteração comum que pode estar presente desde o nascimento e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, continua na parte de baixo da língua, chegando a limitar seus movimentos.

O teste da linguinha, segundo a fonoaudióloga do Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH), Karina Lima, é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as suas funções como sugar, engolir, mastigar e falar.

De acordo com a lei nº 13.002/2014 é obrigatória a realização do teste em todas as maternidades. “No Santa Helena são realizados em média 25 a 30 testes por dia e 550 a 600 por mês”, contou a especialista explicando que ela passa por toda a maternidade para realizar o procedimento nos bebês.

Karina explica ainda que o exame avalia se o freio da língua é curto, o que pode dificultar a pega na amamentação. “Ter esse diagnóstico desde cedo ajudaria a prevenir problemas na amamentação, mastigação, deglutição e desenvolvimento da fala. Existem outros sinais que os bebês dão quando apresentam o problema. Há aqueles que mordem o bico do seio da mãe ao mamar, ou não conseguem colocar a língua para fora ou mesmo quando a colocam, ela tem um formato de coração”, acrescentou ela.

Possíveis alterações no frênulo levam os bebês a fazerem muito esforço na hora de mamar, gastando mais energia. E ainda existe o risco de machucar o mamilo da mãe. “Algumas mães acreditam que o desmame precoce acontece porque o leite delas está fraco, quando na verdade o bebê não está conseguindo mamar corretamente. Assim, elas acabam introduzindo a mamadeira, além de relatarem ferimentos e muita dor nos mamilos. Por isso, o exame é tão importante”, salientou Karina.

O teste é feito 48 horas após o nascimento da criança. É simples, indolor e consiste em examinar com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo.  

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes