Trabalho, família, relacionamento, estudos. Quando algum aspecto da vida vai mal, acabamos ficando desequilibradas e com a saúde comprometida. Nesse contexto, ter uma vida sexual saudável é muito importante, pois ajuda a aliviar as tensões e traz bem-estar.
Sexo não é bom só no momento do prazer: os efeitos positivos são sentidos no organismo como um todo. Ele auxilia no combate à depressão, melhora a circulação, estimula a mente e ainda emagrece. Claro que é preciso moderação para não colocar a sexualidade como prioridade.
A repressão do desejo pode provocar doenças, como úlcera, além de aumentar as chance de infarto e estresse. Os neurotransmissores liberados durante o ato sexual têm ação direta também sobre o humor, o prazer a sensação de dor. O trabalho corporal intenso faz com que os músculos fiquem mais enrijecidos e superlativa a disposição.
E como conquistar essa vida sexual saudável? Primeiro, procure ter uma relação às claras com seu parceiro, dizendo com todas as letras o que é permitido e o que você não curte entre quatro paredes. Proteger-se das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da gravidez indesejada é essencial para um sexo livre de neuras: escolha seu métodos contraceptivo e use camisinha sempre. A freqüência e a diversidade de ambiente e posições precisam ser confortáveis para dos dois. Não existe uma receita de bolo: a regra é respeitar seus limites e o desejo do outro.
Por Isabelle Lindote