quinta-feira, 21/11/2024
InícioGeralSetor privado é o principal responsável por desempenho das exportações, diz secretário

Setor privado é o principal responsável por desempenho das exportações, diz secretário

O bom desempenho das exportações brasileiras registrado ao longo deste ano se deve “ao trabalho forte do setor privado”, avaliou hoje (1°) o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Armando Meziat.

“Os exportadores brasileiros estão de parabéns, porque no início do ano ninguém acreditava nessa performance. Por meio de um trabalho de persistência, de racionalização de custos e de incorporação de novas tecnologias, eles conseguiram superar todas as expectativas, atingindo até agora, no ano, a marca de U$ 125 bilhões”.

A marca já supera o recorde atingido no ano passado pelas exportações, que foi de U$ 118 bilhões. “Ou seja, a meta deste ano, em torno de U$ 135 bilhões para as exportações, vai ser cumprida, com certeza”.

Por outro lado, Meziat reconheceu que as importações apresentam um ritmo de crescimento mais acentuado do que as exportações. “O Brasil tem demanda por essas importações, considerando a taxa de câmbio que é atrativa”.

Segundo ele, a pauta de importação continua concentradas em matérias-primas e produtos intermediários, ou seja, nos insumos das indústrias nacionais, na área de máquinas e equipamentos, os chamados bens de capital. Ele acrescentou estar havendo aumento significativo da importação também nos bens de consumo, o que ele considera positivo porque “atende aos interesses dos consumidores brasileiros”.

Meziat afirmou que o fato de o ritmo de crescimento das importações estar maior que o das exportações não preocupa o ministério. Ele argumentou que o crescimento das importações é importante para o Brasil por causa dos benefícios que trazem ao setor produtivo.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes