segunda-feira, 23/12/2024
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Setor de transporte rodoviário de carga quer informações sobre pedágio

 

O início da cobrança de pedágio na MT-130, no trecho que liga Rondonópolis ao entroncamento da BR-070 em Primavera do Leste, tem gerado alguns questionamentos por parte do setor de transporte rodoviário de carga, a começar pelo valor cobrado, que é de R$ 6,50 por eixo. Visando estabelecer um diálogo com o Governo do Estado para discutir o assunto, representantes do setor reuniram-se com o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR).

 

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana de Mato Grosso (Setpu/MT), o pedágio começou a ser cobrado no dia 15 de outubro. Quem opera o trecho em questão, que compreende 122 km, é a Morro da Mesa Concessionária, que venceu a licitação em 2009. Ainda segundo a Setpu, desde que ganhou a concessão, a concessionária trabalha na implantação de terceira faixa, acostamento, sinalização, praças de pedágio, serviços de socorro mecânico, atendimento médico de emergência e sistemas de controle de peso que deverão ser totalmente implementados em um prazo de três anos.

 

Porém, o setor de transporte rodoviário de carga questiona o valor do pedágio e a forma como ele foi estabelecido, sem ouvir os representantes do setor. “Queremos esclarecer isso. Queremos saber por que não fomos chamados para discutir os termos da concessão e nem os valores estipulados. Esse é o pedágio mais caro do Estado e não sabemos como se chegou a esse valor. Por isso pedimos a intervenção do deputado Mauro Savi, que tem sido nosso parceiro de primeira hora, pois não podemos ficar refém de uma decisão que afeta todo o setor”, afirmou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Mato Grosso (Sindmat), Eleus Vieira de Amorim.

 

Além do Sindmat, participaram da reunião com o deputado o secretário do Sindicato dos Motoristas Profissionais e Trabalhadores em Empresas de Transporte Terrestre de Cuiabá (STETTCR) e representante da Fettremat, Olmir Justino Fêo. O dirigente ressaltou que outro assunto discutido com o parlamentar, é a necessidade de destinar parta da verba para treinamento e qualificação dos motoristas.

 

Em todo o Estado, já estão em funcionamento seis praças de pedágio. São elas: MT-242/491, APASI – Concessionária da Exploração da Rodovia, valor de R$ 5,10; MT-242/493/140 – Intervias Concessionária da exploração da Rodovia, valor R$5,50; MT-235 – SPS – Concessionária da Exploração da Rodovia, valor R$ 4,70; MT-449 – Administradora de Pedágios Rodovia da Mudança, valor R$ 3,90, e MT-483 – Associação dos Produtores da Gleba Barreiro, valor R$ 4,00.

 

Além do pedágio, também foi discutida a necessidade de melhorias na Rodovia dos Imigrantes, que, para o transporte de carga, se tornou a única via de acesso ao Norte do Estado.   

  

O deputado Mauro Savi afirmou que vai entrar em contato com o secretário Arnaldo Alves para agendar uma reunião com a categoria. “Esse setor é fundamental, pois todo o escoamento da nossa produção passa por ele e, consequentemente, toda a nossa economia. Então vamos sim buscar as informações necessárias junto a Setpu e tentar resolver essas questões de uma forma que atenda tanto a categoria quanto o Governo do Estado”, afirmou o primeiro-secretário. 

 
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Parmenas Alt
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