Encontro de planetas, peripécias de sondas no espaço profundo, novidades sobre o utópico projeto de colonização de Marte e importantes efemérides da exploração espacial —setembro oferece de tudo um pouco para aqueles que se interessam pelas coisas do céu. Confira:
Aventuras em Júpiter
Sonda Juno, que desde julho do ano passado se tornou nossa emissária no gigante gasoso mais imponente do Sistema Solar, realiza sétimo sobrevoo científico de Júpiter. Ela leva 53 dias para concluir uma órbita em torno do planeta — por isso leva tempo entre um sobrevoo e outro. Juno estará com os instrumentos e câmera a todo vapor, passando a meros 4,1 mil quilômetros das nuvens jupiterianas.
Voyager 1 lançada às estrelas há 40 anos
Neste dia, em 1977, a sonda Voyager 1 chegava ao espaço, 16 dias depois de sua irmã: a Voyager 2 (sim, a dois foi antes mesmo). Tirando proveito do empurrão gravitacional de um raro alinhamento planetário, as Voyager foram aceleradas e a missão se tornou uma aventura interestelar: foi a primeira a deixar o Sistema Solar e vagará pelas estrelas para sempre. É o artefato humano mais distante da Terra, a 20,7 bilhões de quilômetros.
O dia de Netuno
Gigante azul estará em oposição, ou seja, alinhado com o Sol e nosso planeta. Será o dia em que estará mais próximo da Terra no ano e nós o veremos com a face totalmente iluminada pelo Sol, por isso é a melhor oportunidade de observá-lo. Mas não se anime muito: devido à enorme distância, só é possível enxergar o astro com telescópios. Surge no Leste ao cair da noite, não muito abaixo da lua cheia.
Acorda, New Horizons
Algum tempo depois de realizar o primeiro sobrevoo de Plutão e sua lua Caronte da história, a sonda New Horizons foi colocada em hibernação, para preservar os seus sistemas. Mas, neste dia, a Nasa enviará um comando para que a sonda desperte lá nos rincões do Sistema Solar e conduza testes periódicos. New Horizons agora se prepara para um encontro com 2014 MU69, objeto do Cinturão de Kuiper, marcado para janeiro de 2019.
Representatividade importa, até no espaço
Neste dia, há exatos 25 anos, a médica e dançarina Mae Jemison se tornava a primeira astronauta negra a chegar ao espaço. Ela chegou à órbita terrestre a bordo do ônibus espacial Endeavour, como especialista da missão STS-47. Em entrevista ao Luneta, Jemison contou que ter sido a primeira “mulher de cor” a deixar a Terra “foi um grito de que temos muito a oferecer.”
Uns vão, outros voltam
Membros da expedição 53/54, os astronautas Mark Vande Hei e Joe Acaba, da Nasa, e cosmonauta Alexander Misurkin, da Roscosmos (agência espacial russa), serão lançados à estação espacial internacional. Lançamento dos novos tripulantes será realizado do histórico cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Três dias mais tarde, alguns dos atuais tripulantes da ISS retornam à Terra: Fyodor Yurchikin da Roscosmos, além de Jack Fischer e Peggy Whitson, da Nasa.
Planetas coladinhos antes de o dia raiar
Quanto mais ao Norte do Brasil você estiver, melhor poderá contemplar a notável conjunção entre Marte e Mercúrio. Planetas estarão praticamente grudados (não no espaço, é claro, só no nosso céu), a menos de um grau de separação um do outro. Ambos surgem no Leste, abaixo de Vênus, na hora que antecede o amanhecer.
Olá, primavera: todo inverno tem seu fim
Estação das flores começa às 17h02, horário de Brasília. Dia e noite duram quase o mesmo tempo em todos os cantos do planeta e os raios solares incidem perpendiculares à Linha do Equador. Hemisfério Sul começa a se voltar para o Sol.
Fala, Mr. Musk
68º Congresso Astronáutico Internacional será realizado em Adelaide, na Austrália. Principal evento do setor aeroespacial, acontece desde 1950 e é palco de anúncios e revelações importantes. Pelo segundo ano consecutivo, o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, profere conferência com novos detalhes sobre a arquitetura de seu projeto para a colonização de Marte.
Lua encontra Saturno
Nosso satélite natural estará bem pertinho de Saturno no céu. Par surge na direção Oeste logo que escurecer e desaparece no horizonte por volta das 23h. Lua estará em fase crescente, com 40% de seu disco iluminado, e promete formar uma bonita visão ao lado do planeta dos anéis.
Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.