O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), convocou os demais parlamentares para reunião do Colégio de Líderes, amanhã – terça-feira (08) – às 15 horas, na presidência da Casa de Leis. Os líderes devem iniciar os trabalhos de composição dos grupos de atuação em áreas específicas na análise dos projetos que entrarem em votação a partir das primeiras sessões ordinárias.
Os deputados estaduais vão tratar de diversos assuntos na ocasião, entre eles a formação das Comissões Permanentes da Casa. Outra pauta discutida é a formação dos Blocos Partidários. Os deputados que se agremiam em blocos partidários ficam aptos a participar das comissões. A preferência na indicação dos membros é dos partidose com as maiores bancadas.
Na Casa de Leis, as duas comissões mais disputadas são as de Constituição, Justiça e Redação e, a de Fiscalização e Acompanhamento das Execuções Orçamentárias. A primeira, no último ano da sessão legislativa, foi presidida pelo deputado Sebastião Rezende (PR) e, a outra pelo deputado José Domingos Fraga (DEM).
A partir dessa terça-feira (08), as sessões plenárias do Poder Legislativo voltam a acontecer em seus horários regimentais: as terças-feiras, a partir das 17 horas. Nas quartas-feiras, pela manhã, às 8 horas e à tarde, às 17 horas. Nas quintas-feiras, matutina, com início às 8 horas.
Na reunião do Colégio de Lideres, os parlamentares devem colocar em pauta os 190 vetos do Executivo sobre a inconstitucionalidade das matérias que tramitaram na 16ª Legislatura. Os vetos, caso não sejam votados, impedem outras matérias de serem apreciadas.
ELZIS CARVALHO