O Sesi Saúde Ocupacional oferece, a partir de hoje (16/12), 2 mil vacinas contra a gripe H1N1. A imunização é tetravalente e protege contra os quatro principais subtipos da doença em circulação que, em sua forma grave, pode levar à morte. Crianças a partir de nove anos podem receber a dose que garante proteção por 12 meses. O serviço será ofertado também neste sábado (17/12), das 08h às 12h, e nos dias 19 e 20 em horário comercial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina quadrivalente protege contra os vírus A (H1N1) A (H3N2) e 2 vírus Influenza B (subtipos Brisbane e Phuket), mas leva até três semanas para atuar e, até mesmo após a vacinação, é importante tomar outras medidas para evitar a transmissão do vírus Influenza. Evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente, utilizar álcool em gel após cada lavagem são algumas delas. Além disso, durante o espirro ou tosse, é indicado não usar as mãos para proteger o rosto, o ideal é utilizar o braço ou um lenço de papel.
Há contraindicação para pessoas que tiveram reação alérgica grave com uma dose anterior, que têm alergia grave ao ovo ou alimentos que contenham ovo e quem estejam com a imunidade baixa comprovadamente. Pessoas com febre ou alguma virose devem adiar a aplicação.
A vacina será aplicada na unidade do Sesi Saúde Ocupacional, localizada na Rua Major Arnaldo de Matos, nº 578, bairro Duque de Caxias. O valor da vacina é R$ 29. Para mais informações, ligue (65) 3316-6304/ 6314.
 Sintomas e transmissão
O Ministério da Saúde alerta que a influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.
A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. A Influenza pode ser transmitida de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos que, após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carregar o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. A transmissão direta do vírus influenza de aves e suínos para o homem pode ocorrer.
Com informações do Ministério da Saúde