quinta-feira, 21/11/2024
InícioCidadeSesi Bonecos do Mundo volta a Cuiabá depois de quatro anos com...

Sesi Bonecos do Mundo volta a Cuiabá depois de quatro anos com programação inédita

O maior festival de Teatro de Bonecos do país chega a sua décima edição para encantar o público de Cuiabá, após um intervalo de quatro anos. A cidade viverá um verdadeiro encontro de arte e criatividade com teatro de formas animadas, que reunirá plateias de todas as idades, apresentando diversas técnicas, expressões e linguagens. Com cenários que pesam toneladas a espetáculos onde o corpo é o palco. Da tradição à contemporaneidade.

O Sesi Bonecos do Mundo reúne 13 espetáculos inéditos, das mais importantes companhias nacionais e internacionais; com grupos de países como Rússia, Coreia, Itália, EUA, Peru, Japão, além de Brasil, que farão apresentações gratuitas durante o festival. O festival conta ainda com oficinas para profissionais, exposição de títeres raros, mostras fotográfica e de curtas de animação temáticas, feira de marionetes e livros, cenografia viva e interativa, ateliê de mestres tradicionais mamulengueiros e show do Pato Fu com bonecos do Giramundo.

Realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e idealizado por Lina Rosa Vieira, o festival ocorrerá entre os dias 27 e 29 de agosto, no Cine Teatro Cuiabá, às 20h, e nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, no Sesi Papa, a partir das 16h. Todas as apresentações são gratuitas. Mas para as apresentações dentro do teatro é importante lembrar a retirada dos ingressos até o meio-dia do dia anterior.

Além dos espetáculos teatrais, o público poderá conferir ainda o show do álbum premiado com o Grammy em 2011, ‘Música de Brinquedo’, da banda mineira Pato Fu, e a exposição Coleção Magda Modesto: Títeres dos Quatro Cantos do Mundo.  Modesto foi colecionadora e pesquisadora e dedicou a vida ao estudo de bonecos. Ao longo dos anos, montou uma das maiores coleções de títeres do mundo.

Na programação, destaque para o espetáculo Sombras de Mão, espetáculo da companhia japonesa Kakashi-za, que está vindo ao Brasil para participar do festival. Em cena, a arte milenar do teatro de sombras, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna dessa arte milenar que é o teatro de sombras do Japão.  

Além dos japoneses, o público de Cuiabá poderá conferir o preciosismo do marionetista Phillip Huber, da companhia americana The Huber Marionettes, um dos grandes expoentes mundiais da difícil arte da marionete de fio, onde a fantasia nasce justamente da impressão de realidade. Aclamado entusiasmadamente pela crítica da América do Norte e Europa, com trabalhos em teatro, em televisão e em cinema, tornou-se particularmente conhecido como o marionetista que dava vida aos bonecos do filme Quero ser John Malkovich e, recentemente, ao Arrasa Quarteirão da Disney, Oz, Mágico e Poderoso, com direção de Sam Raimi, o mesmo de Homem Aranha 3. 

Participam também do Sesi Bonecos do Mundo, em Cuiabá, as companhias estrangeiras:  Viktor Antonov (Rússia), Art Stage San (Coreia), Girovago & Rondella (Itália) e Hugo e In&ec irc;s (Peru). Entre as brasileiras, se destacam Giramundo (MG) com o Desfile das Torres Andantes, Gente Falante, Anima Sonho e De Pernas pro Ar (RS) e Trucks (SP). 

Durante o festival, também funcionará um ateliê, onde os mestres mamulengueiros se apresentarão e ensinarão como fazer bonecos. Os mestres convidados são Zé De Vina (PE), Chico Simões (DF), Saúba (PE), Zé Lopes (PE), Waldeck de Garanhuns (PE), Tonho de Pombos (PE), Carlão dos Bonecos (MT) e Grupo Mãos ao Alto (RS).

Expo – O público terá o privilégio de conferir a exposição Coleção Magda Modesto: Títeres dos Quatro Cantos do Mundo. Serão exibidas mais de 130 peças do acervo pessoal da pesquisadora, colecionadora e curadora de exposições de títeres populares, Magda Modesto, falecida em 2011. As peças que estarão expostas foram adquiridas em viagens para pesquisas de Magda aos continentes europeu, africano, asiático e americano.

Manequins vestidos com a indumentária original vão manipular títeres, transmitindo ao público a ação da interpretação do ator-manipulador. Ainda haverá projeções criando a ambientação de cada continente visitado por Magda e um títere multiglobal propondo uma visão agregadora de diferentes culturas.

Oficinas – Durante o festival, serão promovidas duas oficinas gratuitas. Uma de Teatro de Sombras (de 27 a 30 de agosto, das 9h às 13h), com o japonês Kei Goto da Cia. Kakashi-za e outra sobre Confecção, Composição Cênica e Dramaturgia de Animação (de 26 a 30 de agosto, das 14h às 18h), com Marcos Ribas. Ambas têm capacidade para até 20 alunos e serão realizadas no SesiPark – Avenida Oátomo Canavarros, 1079 – Bairro Morada do Ouro. As inscrições podem ser feitas através do eventos.catcba@sesimt.com.br. Informações no (65) 3648-7850. 

TRAJETÓRIA – Ao longo de sua trajetória, o Sesi Bonecos já passou pelo Distrito Federal e pelos 26 estados brasileiros, somando mais de 800 apresentações. Envolveu companhi as de 19 estados e 14 países. Promoveu simpósios e oficinas, reunindo consagrados pensadores e realizadores do teatro de bonecos do Brasil e do mundo.

Em todos esses anos, durante o festival, um manifesto foi assinado por centenas de milhares de pessoas para transformar o Mamulengo em Patrimônio Imaterial Mundial. Até agora, a décima edição do projeto, foram gerados cerca de sete mil empregos diretos e reunidos mais de dois milhões de pessoas em torno do teatro de marionetes. Essa é a terceira vez do Sesi Bonecos do Mundo em Cuiabá, a primeira foi em 2005 e a mais recente, em 2009. Juntas, as duas edições somaram 85 mil espectadores.

Em todas as edições, a estrutura preza pela democratização do acesso à cultura. Um exemplo disso é que, além de gratuitos, todos os espetáculos vão contar com audiodescrição e tradução simultânea em libras. A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br.

 
Serviço: 
Sesi Bonecos do Mundo em Cuiabá
De 27 a 29 de agosto, no Teatro Cine Cuiabá, às 20h (os ingressos podem ser retirados a partir das 12h do dia do espetáculo, na bilheteria do teatro. Será distribuído um ingresso por pessoa). E de 31 de agosto a 01 de setembro, no SesiPapa, com apresentações das 16h30 às 20h30 (dia 17) e das 16h30 às 20h (dia 18). Entrada Franca.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes