O prazo para recadastramento, por prova de vida, dos servidores inativos de Mato Grosso termina nesta quinta-feira (30.04). De acordo com dados do Banco do Brasil, que fechou parceria com o Executivo Estadual pelo recadastro, 22% deste público ainda não fez o procedimento e correm o risco de ter o pagamento de suas aposentadorias suspenso.
Até esta segunda-feira (27), 22.806 pessoas (78%) já haviam concluído o recadastro, faltando ainda 6.432 inativos que precisam fazer a prova de vida e evitar transtornos futuros.
O recadastramento foi organizado em duas etapas: a primeira, que foi encerrada em 25 de março, destinada aos inativos com iniciais de “A” a “H”, foi estendida até este dia 30, visto que 30,8% ainda não haviam feito o recadastramento.
A segunda fase, destinada a esse rescaldo e aos inativos com iniciais de “I” a “Z” segue até esta quinta-feira.
Para se recadastrar, os aposentados e pensionistas devem comparecer ao Banco do Brasil munidos da seguinte documentação ORIGINAL: comprovante de residência atualizado, cédula de identidade – RG ou documento oficial de identificação com foto e número de RG, CPF, certidão de nascimento ou certidão de casamento, termos de tutela, curatela e guarda, quando for o caso.
Horário especial
As agências do Banco do Brasil em Mato Grosso estão atendendo este público em horário especial, abrindo a partir das 8 horas e seguindo até as 16 horas. Nas demais agências brasileiras, o recadastramento deve ser realizado em horário de expediente bancário local.
Aqueles que residem fora do país deverão procurar as respectivas embaixadas e/ou consulados, informando a necessidade de efetivar prova de vida para fins de recadastramento e manutenção da aposentadoria ou pensão, para a emissão de declaração de vida que deverá ser encaminhada à Secretaria de Gestão.
Os que estiverem detidos em estabelecimento carcerário deverão encaminhar à Secretaria de Estado de Gestão, também até o dia 30 de abril, um atestado de permanência carcerária em papel timbrado, expedido pela instituição na qual estiver.
O aposentado ou pensionista que residir em Mato Grosso e estiver impossibilitado de se locomover deverá agendar visita domiciliar, através do número 0800-647-3633, informando o nome completo, endereço completo e telefones de contato. Além disso, é obrigatório o envio, via Correios, de um atestado médico que comprove a condição alegada. A visita domiciliar está condicionada ao recebimento do atestado.
Aqueles que moram no Brasil, mas fora do estado de Mato Grosso, e estiverem impossibilitados de comparecer a uma agência do Banco do Brasil, deverão encaminhar à Secretaria de Gestão uma declaração de vida, via Correios, feita em cartório.
Em todas as situações apresentadas até agora, o aposentado ou pensionista deverá (após o envio da declaração/certidão) manter contato com a Seges, para fins de comprovação da efetivação da prova de vida e recadastramento.
Documentação
Os documentos, atestados e certidões, em casos de necessidade, deverão ser endereçados para:
Secretaria de Estado de Gestão – MT-PREV.
Endereço: Centro Político Administrativo – bloco III – (antiga Superintendência de Previdência) – CEP: 78050-970
—