A secretaria de Serviços Públicos de Várzea Grande concluiu nesta semana a limpeza geral dos 13 cemitérios públicos da cidade. A ação que já ocorre pelo terceiro ano consecutivo, desde que o prefeito Murilo Domingos assumiu a prefeitura. Na limpeza teve como preocupação a pintura e a recuperação dos muros e partes externas das unidades. A expectativa é que milhares de pessoas visitem os cemitérios no Dia de Finados.
As unidades que deverão contabilizar o maior fluxo de visitantes são o cemitério São Francisco, localizado próximo do Big Lar, Recanto da Saudade, no Jardim Primavera, e o Cemitério Costa Verde.
TRABALHOS – O Recanto da Saudade é o maior cemitério público de Várzea Grande. Sua área é de quatro hectares e protege, com seus muros, uma área de preservação ambiental permanente. O local foi capinado e pelo menos doze funcionários trabalharam para finalizar a pintura dos muros.
Para evitar a ação de vândalos, a prefeitura municipal solicitou à Guarda Municipal e à Polícia Militar para fazer rondas nos três maiores cemitérios, a partir das 18h do Dia de Finados, assim que encerrarem as visitações, com a finalidade de evitar furtos dos objetos que são deixados nos túmulos pelos familiares.
O secretário de Serviços Públicos, Benedito Pinto, lembra que Várzea Grande é um dos poucos municípios que não cobram taxas para fazer o sepultamento.