Três atentados em diferentes cidades deixaram pelo menos 50 mortos nesta terça-feira (15) no Iraque. A explosão de um carro-bomba, na cidade de Baaquba (60 km ao nordeste de Bagdá), matou pelo menos 35 pessoas e feriu outras 64 no maior atentado em 30 dias no Iraque, segundo balanço revisado divulgado por fontes oficiais.
A explosão aconteceu às 11h30 (5h30 de Brasília) perto do principal tribunal da cidade, conhecida pela presença de extremistas iraquianos ligados à rede al-Qaeda, de acordo com a polícia. Mulheres e crianças estão entre as vítimas.
Em Ramadi, 100 km a oeste de Bagdá, 13 pessoas morreram quando um homem-bomba detonou os explosivos que transportava em um restaurante. O atentado também deixou 14 feridos, segundo o general Tarek al-Yussef, chefe de polícia local.
Segundo a agência de notícias Efe, fontes disseram que um terrorista suicida lançou um carro com uma carga explosiva contra o restaurante, freqüentado por policiais e situado na zona de Khamsa Kilo, no oeste de Ramadi.
No entanto, testemunhas disseram à Efe em uma conversa por telefone que o suicida estava com um cinto de explosivos preso a seu corpo.
O terceiro atentado ocorreu em Bagdá. Oficiais de segurança informaram que dois trabalhadores foram mortos e dois policiais ficaram feridos por uma bomba colocada na beira de uma rodovia próxima a um posto policial no bairro de Karrada.
G1