O presidente do Legislativo Estadual, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou indicação no último dia (22.08) propondo a necessidade de arborização e melhorias no Parque Mãe Bonifácia, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. O parque foi inaugurado oficialmente em 2001 e é considerado pela sociedade cuiabana como cartão postal da cidade, importante espaço de lazer, de preservação da cultura regional e ideal à prática de atividade física.
“Neste jardim público são realizadas ações que refletem diretamente na qualidade de vida dos freqüentadores, tais como, eventos culturais, caminhadas e campanhas preventivas nas áreas da saúde, educação e meio ambiente”, faz referência a indicação do parlamentar.
De acordo com Sérgio Ricardo, a Secretaria de Meio Ambiente (responsável pela administração da área) deveria plantar novas árvores como forma de manter e melhorar a qualidade do lugar, além de preservar o conjunto de seres vivos existentes na área. “Percebo a degradação das espécies nativas tanto no que diz respeito às árvores quanto aos animais. Minha sugestão é plantar espécies nativas, frutíferas e ornamentais adequadas à alimentação da fauna existente no local”, comentou.
O objetivo do parlamentar é também, promover a conservação da paisagem natural do parque para as futuras gerações através do repovoamento da fauna e da flora. Em tempo, a Secretaria de Estado e Meio Ambiente atendendo à indicação do parlamentar dá uma cara nova ao Parque Mãe Bonifácia. Várias obras são implantadas para a melhoria do local, com o objetivo de manter a vegetação intacta e dar mais conforto aos cerca de 10 mil visitantes semanais.
Considerado um dos pontos turísticos de Cuiabá o espaço recebeu reforço na segurança e está sendo totalmente cercado. Ainda com foco na segurança, a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), que administra o parque, fechou as trilhas alternativas que haviam sido abertas. Hoje, o parque possui as seis trilhas oficiais e mais uma trilha de areia.
A principal entrada do Parque foi toda arborizada e obras de infra-estrutura estão sendo implantadas. Banheiros e bebedouros foram reformados e ampliados. Novas espécies do Cerrado estão sendo plantadas, principalmente árvores frutíferas com a meta de atrair mais pássaros para dentro do local. Até duas piscinas para as aves foram construídas e os resultados já podem ser observados pelos freqüentadores.
Outra importante obra ganha destaque, é a construção de uma pequena capela que começa a ser montada no meio de uma árvore da espécie Tarumeiro. A árvore possui uma abertura em seu tronco, provocada provavelmente por ação do fogo, há muitos anos. Mesmo assim ela continua viva e será um dos belos cenários do Parque.
HISTÓRIA
O Parque Mãe Bonifácia, que já se consolidou como ponto de referência na capital, recebe uma média de 2,5 mil pessoas ao dia, chegando a 10 mil visitantes nos finais de semana. Criado há mais de seis anos, o parque possui 77 ha., ricos em espécies do cerrado, onde durante uma caminhada é possível se deparar com macacos, capivaras e répteis. São trilhas, postos com equipamentos de ginástica para a prática de exercícios físicos de alongamento, sanitários, bebedouros. O nome deste cenário é uma homenagem à escrava mãe Bonifácia, que vivia no local com um reduto de escravos foragidos, no século XIX, identificado posteriormente como “Quilombo”. Depois a área do parque foi utilizada ainda como área de Instrução Militar pelo Exército.