“Não dê anos à sua vida, e sim, vida aos seus anos”, com esse slogan estampado na camiseta dos alunos da Faculdade de Sorriso – Universidade da Melhor Idade – dezenas de idosos fizeram visita oficial ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR).
O parlamentar deve apresentar nos próximos dias, um projeto de lei que institua em Mato Grosso o Ensino Superior à pessoa idosa. “Sabemos o quanto é difícil estudar quando se é jovem, imaginem voltar para a sala de aula depois dos 60 anos. Este é um exemplo que deve ser seguido e estaremos buscando desenvolver ações neste sentido: de garantir que as pessoas da melhor idade tenham acesso à faculdade e se sintam estimulados a recomeçar”, explicou o deputado Sérgio Ricardo, ao frisar que o Estado tem o dever de promover a inclusão social e as Prefeituras de fazer as parcerias necessárias visando o bem estar da população.
O deputado Zé Domingos (DEM), que tem sua base eleitoral no município de Sorriso, ressaltou que o Grupo da Melhor Idade é composto por pessoas que ajudaram a construir o município, bem como, contribuíram com a história de Mato Grosso. “Só temos que agradecer a essas pessoas especiais e também ao presidente da Casa por tê-los recebido. Sérgio Ricardo abriu as portas do Parlamento Estadual e demonstrou que a Casa é de fato e de direito do povo mato-grossense”, disse o parlamentar.
Para Cecília Crestani, acadêmica da Faculdade da Melhor Idade, o projeto é muito importante, pois é através dele que se trabalha a inclusão social de um segmento, que segundo ela, muito discriminado, sobretudo economicamente. “Nós somos excluídos socialmente em vários aspectos, mas, sem dúvida o principal deles é do processo econômico. O trabalho da universidade em parceria com a Secretaria de Ação Social é justamente mostrar que os idosos podem ser mais que um ´peso´ para a sociedade desde que tenham oportunidade para isso”, externou Crestani, ao agradecer a receptividade do presidente do Legislativo.
De acordo com a diretora acadêmica do curso e coordenadora do projeto Melhor Idade, Sandra Matsuoka da Silva a experiência é importante e “vem ao encontro da política de integração com a sociedade que o projeto Melhor Idade vem desenvolvendo”. O programa atende 42 idosos e trabalha em duas frentes: uma de melhoria da qualidade de vida desse segmento – com orientação sobre alimentação, saúde e outros temas importantes para a terceira idade – e outra com inserção no mercado de trabalho. “Essa experiência em visitar a Assembléia Legislativa foi muito boa e única. A maneira encontrada de aproximar os deputados que nós mesmos elegemos na população mato-grossense e seus mais diversos segmentos”, finalizou Sandra Matsuoka da Silva.