O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou em Plenário, e agora aguarda parecer das comissões, um projeto de lei que estabelece como parte do calendário de comemorações oficiais nos órgãos públicos estaduais a “Semana da Mulher”. A data deverá ser comemorada na semana que compreenda o dia 08 (oito) de março, “Dia Internacional da Mulher”.
As atividades desenvolvidas em comemoração à “Semana da Mulher” deverão ocorrer em todos os estabelecimentos onde funcionem os órgãos da administração pública estadual direta, indireta, suas autarquias, fundações e empresas que tenham participação de capital do estado, em local acessível a todos os funcionários e prestadores de serviços bem como à população em geral.
De acordo com o autor da matéria, a homenagem é merecida e justa, tendo em vista o relevante papel da mulher na sociedade moderna. “A história revela que a mulher brasileira traz consigo o espírito de luta, o destemor, a consciência política e social que desde os primórdios da nossa nação a impeliu para relevantes batalhas negando-se ao papel de pacífica espectadora dos acontecimentos, rompendo as rédeas do moralismo machista e conservador que pretendiam guiar-lhes no caminho por ele estabelecido: o silêncio servil, a função meramente reprodutiva e o confinamento doméstico”, explica Sérgio Ricardo.
A instituição da “Semana da Mulher” em todos os órgãos públicos do estado compreenderá a realização de atividades culturais, artísticas, político sociais, dentre outras, sempre de caráter educativo e informativo, objetivando divulgar as lutas e conquistas da mulher nos campos político, social, econômico e científico, bem como atividades que desenvolvam a compreensão do papel da mulher na sociedade, rompendo preconceitos e idéias estereotipadas.
“Quer de forma organizada e coletiva ou individualmente, a mulher brasileira, por sua atividade política, desempenhou importante papel na construção de nossa nação”, destaca o presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo.