O Centro Político Administrativo (CPA), que congrega órgãos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, cresceu nos últimos anos e o sistema viário ficou inviável especialmente nos horários de pico. Diante desse problema, o presidente da AL, deputado Sérgio Ricardo (PR), apresentou uma indicação ao Governo do Estado destacando a necessidade de readequação do sistema viário e do transporte coletivo do CPA.
Também foi encaminhada uma cópia para o secretário estadual de Administração, Geraldo de Vitto e ao presidente do Detran, Teodoro Lopes, o Dóía. “É necessário fazer um estudo, com a conseqüente readequação do sistema nessa região, para que possamos reverter o atual quadro”, avaliou o parlamentar.
Na opinião do deputado, o problema só tende a crescer. De acordo com pesquisa divulgada pelo Detran, anualmente, cerca de dois mil novos veículos são inseridos em Cuiabá e Várzea Grande. A frota de veículos, somente em Cuiabá, é de 211 mil carros licenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito, perfazendo um percentual de um veículo para cada 2,49 habitantes- Cuiabá tem uma população estimada em 527 mil habitantes e Várzea Grande, 270 mil.
O reflexo da situação recai imediatamente na avenida Rubens de Mendonça ( Avenida do CPA), e nas saídas para as avenidas de acesso ao Distrito da Guia e ao município de Chapada dos Guimarães. O congestionamento nesses pontos chega a quase um quilômetro.
fonte/al