O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), voltou a cobrar das autoridades estaduais a reativação do Batalhão de Trânsito. Durante a oitiva com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho – no decorrer da sessão plenária matutina dessa quarta-feira- o parlamentar questionou medidas de segurança que coíbam o aumento no número de acidentes de trânsito, bem como a violência evidente no tráfego. Ao final de 2007, Sérgio Ricardo encaminhou uma indicação ao Governo do Estado pedindo urgência na resolução do problema, mas até o momento não há um posicionamento oficial sobre o assunto.
Sérgio Ricardo explicou que devido ao crescimento do número de veículos que trafegam entre os municípios da Baixada Cuiabana e da população estimada com média de crescimento acima da taxa nacional, torna-se “necessário e fundamental” o batalhão reativado e atuante nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande especificamente. “As ações governamentais devem acompanhar o crescimento populacional visando coibir os abusos e garantir um desenvolvimento político, social e econômico sustentável e de qualidade”, disse o deputado.
O parlamentar destacou que, após a desarticulação do Batalhão de Trânsito, no início da atual gestão do governo, os 140 policiais destacados, quatro carros e motocicletas do Batalhão de Trânsito passaram a atuar nas mesmas funções do conjunto da Polícia Militar, deixando de se dedicar ao trabalho de coibir os infratores e fiscalizar o trânsito. “Acreditamos ser primordial a reativação do Batalhão de Trânsito com uma nova estrutura funcional, a fim de garantir uma política para o trânsito que leve em conta não só o aspecto punitivo, mas, a criação de um núcleo pensante que incorpore ações e setores da PM, Detran e Corpo de Bombeiros”, declarou o presidente.
O secretário Diógenes Curado avaliou como positiva a proposta, mas ressaltou que a princípio é necessário que, devido ao contingenciamento sofrido pelas pastas executivas, torna-se fundamental e prioritário uma logística e coordenação das atividades de cada setor para a implantação de programas de educação para o trânsito.
ESTATÍSTICA – A Região Metropolitana (Cuiabá/Várzea Grande) em 1990 tinha uma frota de apenas 22 mil carros. Segundo dados do Detran, hoje esse número ultrapassa os 280 mil veículos que transitam nas ruas das duas cidades. Estima-se que em 2019, quando a capital completará 300 anos de fundação, cerca de 500 mil veículos trafeguem entre os dois municípios circunvizinhos.
Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os acidentes de trânsito são as principais causas de morte entre jovens de 10 e 24 anos em todo o mundo. Todos os anos, quase 440 mil jovens morrem nas ruas e estradas mundiais. Em Cuiabá e Várzea Grande, o Instituto Médico Legal revela que em média, a cada 39 horas, uma pessoa morre vítima de acidente de trânsito. E ainda, a Capital mato-grossense foi considerada a 5ª mais violenta do país.
fonte/a.l