Na perspectiva de melhorar a qualidade de vida de alguns idosos do município de Poconé, localizado a 100 km de distância de Cuiabá, o deputado Sérgio Ricardo (PR) expôs aos demais parlamentares da Assembléia Legislativa a necessidade de viabilização de recursos para construção do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo – na cidade.
Na indicação, ele explicou que um terreno já foi doado para a edificação e que agora só faltam incentivos econômicos para iniciar a obra.
Atualmente, a sede da instituição está funcionando num prédio cedido pela Conferência Nossa Senhora do Rosário, situada no Centro de Poconé. Mas, de acordo com Sérgio Ricardo, esse espaço tornou-se pequeno em relação à demanda.
Segundo ele, a atual estrutura física, não suporta o alojamento dos idosos vindos do Lar Nossa Senhora da Abadia na Cotia, localizado na zona rural de Poconé, atualmente desativado.
“É preciso agir com urgência. A ampliação das instalações do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo tornou-se extremamente necessária, depois da desativação do Lar Nossa Senhora da Abadia na Cotia”, destacou o legislador ao informar que a instituição recebeu a doação de um lote na travessa do Ensaio, antiga estrada do Capão, com área de aproximadamente 5 mil metros, necessitando apenas da construção da sede.
De acordo com o legislador, o Lar dos Idosos S. Vicente de Paulo presta atendimento a dezoito pessoas, sendo doze homens e seis mulheres. Tem por finalidade abrigar idosos abandonados, órfãos, deficientes físicos e mentais, proporcionando assistência integral a eles.
Na justificativa, o deputado explanou que no lar, os abrigados recebem alimentação, roupas, calçados, assistência à saúde conforme a necessidade de cada um. Quando há urgência nos pedidos de medicamentos, tratamentos especializados e exames ambulatoriais, solicitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a instituição financia os custos.
A indicação foi envida ao governador Blairo Maggi, extensivo ao secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot e à secretária de Estado de Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi.
AL