O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai oferecer 26 mil vagas em cursos técnicos dentro da primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). É essa iniciativa que garante a quem já concluiu o ensino médio fazer um curso pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições ficam abertas entre os dias 17 e 21 de março no portal sisutec.mec.gov.br. Com duração de 800 a 1,4 mil horas/aula (até dois anos), os cursos técnicos oferecem conhecimentos teóricos e práticos, e preparam para a entrada no mercado de trabalho. Os do SENAI são direcionad os especificamente para atuação na indústria.
As vagas serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O aluno também deverá ter se submetido à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2013 e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.
Das 291.338 vagas – oferecidas pelos institutos federais de educação, pela rede estadual, pelas instituições do Sistema S e por escolas privadas – 26 mil são do SENAI nas 27 unidades da federação. É mais que o dobro do ofertado na primeira edição em 2013 (11 mil). Os estudantes que obtiverem notas para as vagas nas escolas do SENAI terão isenção das taxas de matrícu la e mensalidade, além de apoio para transporte e alimentação, material escolar e material didático.
Os resultados da primeira chamada estão previstos para 25 de março, e a segunda chamada para 1º de abril. As aulas iniciarão no período de 14 de abril a 12 de maio.
O SENAI é um dos principais parceiros do Ministério da Educação na oferta de vagas pelo Pronatec. Em 2013, foram 560 mil matrículas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada. A previsão é que esse mesmo número de vagas seja alcançado ainda no primeiro semestre de 2014.