O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) está com inscrições abertas em cursos para jovens aprendizes. São 510 vagas gratuitas abertas neste primeiro semestre e destas faltam 259 a serem preenchidas nas áreas de gestão, tecnologia da informação, metalmecânica, eletroeletrônica e construção. Os cursos são oferecidos em unidades operacionais do Senai-MT localizadas em Cuiabá (15 de Novembro e Escola Senai da Construção), Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Cáceres e Barra do Garças e também podem ocorrer nas empresas (in company). Para participar da iniciativa, os candidatos interessados precisam buscar indústrias contratantes de jovens aprendizes, pois são as empresas que fazem a seleção e encaminham os estudantes para o Senai.
Os cursos com vagas abertas são Auxiliar Administrativo Industrial, Operador e Mantenedor de Computador, Mecânico de Manutenção Industrial, Eletricista de Manutenção Industrial e Eletricista Instalador Predial. A carga horária varia entre 800 e 1200 horas, e todos os cursos são oferecidos durante o dia (manhã ou tarde). Podem ser aprendizes, adolescentes ou jovens entre 14 e 24 anos que estejam matriculados e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Inicial e Continuada do Senai-MT, Silvânia Maria de Holanda, estabelecimentos de qualquer natureza com mais de sete empregados são obrigados a contratar aprendizes, com exceção de microempresas, empresas de pequeno porte e entidades sem fins lucrativos, que tenham por objetivo a educação profissional. "O Programa de Aprendizagem Industrial é de grande importância para formação dos nossos jovens, em seus aspectos físicos e sociais, bem como uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Para muitos jovens, a aprendizagem serve como porta de entrada para seu primeiro emprego".
As empresas interessadas devem, primeiramente, ser contribuintes da indústria e solicitar a abertura da turma ao Senai através do hotsite (www.senaimt.com.br/ /aprendizagemindustrial). Após o projeto ser aprovado, a empresa seleciona e indica os jovens para inscrição nos cursos de aprendizagem, contrata e remunera o jovem aprendiz de acordo com os termos legais, garantindo todos os direitos trabalhistas e previdenciários. As turmas iniciam somente com um número mínimo de 20 ou 40 alunos, dependendo do curso.
Os cursos apresentam uma organização curricular, que privilegia a integração da teoria com a prática profissional. Dentro da empresa, os jovens devem ser acompanhados por um monitor responsável pela coordenação de exercícios práticos e das atividades, de acordo com o que dispõe a legislação. Todos os cursos oferecidos pelo Senai-MT podem ser conferidos no site www.senaimt.com.br