quinta-feira, 19/09/2024
InícioPolíticaSenadores de MT Jaime Campos e Wellington parecem ser a favor...

Senadores de MT Jaime Campos e Wellington parecem ser a favor da corrupção por serem contra a prisão em 2ª instância

Senadores do Mato Grosso estão fora da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição que permita a prisão após a condenação em segunda instância. Jayme Campos(DEM) e Wellington Fagundes(PR), não são defensores dessa tese, e ambos não tem feito disso bandeira de seus mandatos. Já a senadora Selma Arruda(podemos) é favorável ao texto.

A PEC 05/2019 é de autoria de Oriovisto e foi apresentada logo em seus primeiros dias de mandato no Senado Federal.

Na justificativa da proposta, o senador afirma que “no sistema processual recursal brasileiro existe um excessivo número de recursos que induz a uma situação de preocupante ineficiência da aplicação na lei penal no país, dando à população uma grave sensação de insegurança e de impunidade”.

“Quando se entende que a aplicação da pena depende do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, tem-se uma grave consequência: a utilização da via recursal passa a servir para retardar o cumprimento da sanção pena o que só aumenta o sentimento de impunidade generalizado entre os brasileiros”, argumenta Oriovisto.

A proposta foi encampada por Selma Arruda no Senado Federal.

“Não é de hoje que nós defendemos a prisão em segunda instância, mas hoje é um clamor nacional. Está no primeiro lugar da agenda da sociedade e nós temos que dar consequência com a votação dessa matéria”, avalia Selma Arruda.

Tramitação
A senadora Simone Tebet (MDB), presidente da Comissão de Constituição Justiça, incluiu a PEC na pauta da reunião CCJ de terça-feira (12). A PEC tem como relatora na comissão a senadora Juíza Selma (Podemos-MT), que deu parecer favorável à aprovação do texto. Em seu relatório, a senadora explicou que a proposta é simples, definindo que a “decisão condenatória proferida por órgãos colegiados deve ser executada imediatamente, independentemente do cabimento de eventuais recursos”. E ressaltou que a PEC não viola qualquer cláusula pétrea.

Sem a prisão em 2ª instancia a Lei penal no Brasil, pode gerar insegurança e uma instabilidade jurídica sensação de que o corrupto pode praticar danos ao erário público sem medo da garantia da lei.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

sete + nove =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes