Agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá e servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) fizeram na manhã desta quinta-feira (04) uma blitz educativa na guarita de entrada do TCE, no Centro Político e Administrativo, para conscientizar os servidores durante o Carnaval. Chamada de a “Blitz da Alegria”, a ação incluiu a distribuição de folders, folhetos e também preservativos, alertando para os riscos de se dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas e também quanto ao perigo de se expor a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
A ação da Semob integra a programação que está sendo desenvolvida neste Carnaval e que também inclui nesta sexta-feira (05) uma blitz educativa para orientar os motoristas na saída para Chapada dos Guimarães. A parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana e o Tribunal de Contas já vem ocorrendo há sete anos e é muito importante na avaliação da coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho do TCE, Estela Rosa Biancardi.
“Há mais de sete anos realizamos esta campanha e temos a Semob como parceira e também o Detran. É um alerta que fazemos quanto aos perigos ao volante: se beber não dirija, ou se beber, pegue um táxi. Internamente também fazemos palestras ministradas pelas enfermeiras do núcleo sobre DST/Aids. É uma preocupação porque a gente quer o bem estar dos nossos servidores; que brinquem o carnaval com alegria, de uma maneira sadia, que não traga prejuízo a outros”, explicou a coordenadora.
Na guarita de entrada do TCE, o coordenador de Educação para o Trânsito da Semob, Jadyr Lima de Moraes, e o supervisor de Educação para o Trânsito, Marcus Garé, entregaram aos servidores que estavam chegando para o trabalho folders, panfletos e folhetos de orientação aos motoristas, sobre os direitos ao seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres), Operação Lei Seca e Trânsito Solidário. Duas enfermeiras do Núcleo de Qualidade de Vida também entregaram aos servidores folhetos sobre a AIDS e DSTs e também preservativos.
“A informação é tudo. Muitas vezes o cidadão é enganado porque não recebe a informação”, disse o servidor Fábio Monteiro, ao receber o folheto sobre o DPVAT. Conforme o supervisor Marcus Garé, o folheto explica que, em caso de acidentes, o seguro é um direito de todos, pedestres, motoristas e passageiros, e não precisa de intermediários para requerê-lo.
O coordenador Jadyr Lima de Moraes disse que o objetivo é sensibilizar os servidores que vão pegar a estrada para o carnaval ou se deslocar para alguma chácara fora da cidade. “Não só em relação à bebida, já que bebida e direção não combinam, mas também em relação aos limites de velocidade que devem ser observados, para que eles possam ir e voltar em segurança”, afirmou. Ele destacou a parceria de sucesso que vem sendo realizada com o TCE durante todos esses anos. “Qualquer repartição que quiser aderir a esta parceria será bem-vinda, estamos à disposição”, salientou.
Dentro da programação desenvolvida pela Semob, nesta sexta-feira agentes de Trânsito e de Transporte estarão na saída para o Distrito da Guia e Chapada dos Guimarães. A
blitz começa a partir das 16 horas com entrega de panfletos, folders e informativos educativos sobre o DPVAT, como requerê-lo em caso de acidentes e outros detalhes da indenização. Os agentes também vão distribuir folheto sobre a Operação Lei Seca, alertando os condutores sobre os efeitos do álcool e outras drogas no organismo, principalmente ao dirigir.