A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) possui cerca de 3 mil mudas de árvores – entre nativas e frutíferas – para distribuir no próximo mutirão comunitário Várzea Grande Agora que ocorrerá dia 9 de agosto. Serão disponibilizadas duas mudas por pessoas.
Segundo o titular da pasta, Celso de Souza Brandão, entre as mudas nativas, as pessoas poderão escolher entre ipê, ingá, genipapo, oiti. Na lista das frutíferas estão mudas de cajueiro, goiabeira e mangueira. As mudas são oriundas do viveiro do SEMMA em convênio com a Empaer.
“A procura por mudas nos mutirões é grande, principalmente frutífera que deverão estar produzindo num espaço de três a cinco anos. Fazemos em média, entrega de 400 mudas para moradores da região onde acontece o Várzea Grande Agora”, destaca o secretário. Neste ano, foram distribuídas mais de 4.000 mudas em todos os mutirões.
No entendimento do secretário, a distribuição de mudas é importante porque ajuda na conservação da área verde da cidade. “As pessoas escolhem as mudas. Só o fato de levar uma delas, que pode ser frutífera ou ornamental, estará ampliando o verde”, destaca. “Essa entrega cria uma consciência ecológica nas pessoas”. O viveiro existe desde a criação da Semma, há 14 anos.
Conforme Celso Brandão, a idéia inicial do viveiro era fornecer mudas de árvores nativas para a recuperação das áreas degradadas, principalmente na região ribeirinha do rio Cuiabá, mas espécies frutíferas e ornamentais foram acrescentadas.