A partir desta segunda-feira (11), o papel da defesa civil será tema do Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres – Uma nova perspectiva para a Defesa Civil Nacional, evento que acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. A abertura do evento contará com a presença do presidente em exercício, Michel Temer, do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e do presidente do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diopp.
O seminário tem como objetivo debater e trocar experiências nacionais e internacionais. No total, serão três dias de palestras e mesas temáticas com 52 palestrantes.
No primeiro dia do evento será realizada uma palestra magna com o economista sênior do Banco Mundial, Apurva Sanghi, que colaborou num amplo estudo sobre medidas preventivas e prejuízos diante dos desastres naturais.
Na terça-feira (12), nove especialistas internacionais farão palestras com tradução simultânea. Entre os palestrantes está o colombiano Omar Dario Cardona, contemplado com o prêmio Sasakawa da ONU pelo trabalho na gestão de risco, o norueguês Anders Solheim, especialista em prevenção de deslizamentos de terra, e Adri Verwey, que desenvolveu técnicas para conter as enchentes nos deltas da Holanda.
O último dia de evento foi reservado para mesas temáticas com representantes das defesas civis de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Roraima e Mato Grosso. Simultaneamente ocorrerão palestras com integrantes dos ministérios da Saúde, Cidades, e Ciência e Tecnologia.
Enfrentamento de catástrofes
De acordo com o subchefe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul (Cedec/RS), major Oscar Luis Moiano, a troca de experiências é um dos muitos aspectos positivos do seminário. Responsável por uma das palestras do evento, o major acredita que o seminário será um importante espaço de debates, troca de experiências e formulação de protocolos de ações que indiquem rápida e eficazmente o caminho a tomar na construção de políticas públicas, priorizando o preparo e a prevenção.
“Esta troca de experiências nos agregará elementos que devem servir de subsídios para sensibilização do poder público e da população acerca da importância do preparo no enfrentamento das catástrofes”, frisa o dirigente da Cedec/RS, que abordará em sua palestra a importância da integração dos entes do sistema de defesa civil.
Ele usará como referência a atuação da Coordenadoria Estadual e do Ministério da Integração Nacional nas ações de assistência e socorro durante as enchentes que castigaram recentemente o município gaúcho de São Lourenço do Sul. O major lembra que no auge da tragédia, a região recebeu a visita do chefe da Cedec/RS, Coronel Leandro Ribeiro da Fonseca e do ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho.
A programação completa do seminário internacional está disponível no site da Defesa Civil.
Fonte:
Defesa Civil