Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de grãos não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) afirmou que foram encontrados fungos, ácaro e até possíveis pragas nas sementes misteriosas enviadas a moradores do Brasil.
A análise foi feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás. Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal.
A pasta acredita que os pacotes “supostamente” foram enviados de 4 países da Ásia. O balanço foi divulgado em entrevista nesta terça-feira (06).
O secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo feita uma “pesquisa do zero” para identificar os micro-organismos presentes nas sementes. Ele ressaltou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país.
As pessoas que receberem os pacotes devem encaminhá-los a uma unidade do Mapa ou entidade estadual de agricultura. Leal alerta que o material não deve ser manuseado.
Denúncias
O Mapa já registrou mais de 100 denúncias de envio de sementes para consumidores em 14 estados brasileiros. A chegada dessas encomendas também foi registrada em outros países, como Estados Unidos e Canadá.
O departamento de agricultura americano foi o primeiro a alertar que as entregas misteriosas vindas da China poderiam estar relacionadas a uma fraude nas vendas online, conhecida como brushing e teve início em 2015.
A técnica consiste no ato de golpistas fazerem pedidos em nome de clientes fantasmas, mas utilizando dados de um consumidor que realmente compra pela internet. Então, eles enviam itens leves e de baixo custo e quando confirmada a chegada da mercadoria, os criminosos acessam o sistema e deixam avaliações positivas para a loja.
Com mais elogios e vendas, a loja aparece mais cedo nas pesquisas, ou seja, o objetivo é dar visibilidade para a marca.
SBT