A Secretaria de Estado de Saúde abriu a Semana de Combate a tuberculose no domingo (18/03) com uma Missa em Ação de Graças, que ocorreu na Igreja Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá (Catedral). O objetivo foi reunir todos os parceiros nesta ação que visou, este ano, associar o evento à Pastoral da Saúde da Igreja Católica.
O Estado, a partir daí, já se programou para a realização de diversas atividades destinadas ao público com a divulgação de informações essenciais ao combate à tuberculose, ações que antecedem ao dia 24 de Março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
O secretario de Estado de Saúde, Augustinho Moro, na abertura da Semana, ocasião em que a Missa foi transmitida em cadeia de rádio para a comunidade católica, disse que “o Ministério da Saúde pede reforço de informação e conscientização da população quanto às informações corretas sobre a doença. Porque, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos motivos que contribui para o aumento de ocorrências da tuberculose é a falta de informação. Informações importantes sobre medidas de prevenção, onde buscar tratamento e sintomas da doença são indispensáveis para o bloqueio do agravo”.
O secretário destacou que o Estado de Mato Grosso sozinho não consegue fazer muita coisa, mas unindo forças, envolvendo entidades e a sociedade, os números do Estado vão diminuir.
No ano de 2006 foram registrados 1.208 casos novos de tuberculose. O índice de cura foi de 59,8%, com uma taxa de abandono de 6,7%. “Vamos trabalhar para atingir um índice de cura, neste ano, de mais de 85% e menos de 5% de abandono do tratamento, conforme pactuado com o Ministério da Saúde. Para atingirmos as nossas metas temos de contar com todos os parceiros que trabalham com a tuberculose”, concluiu Moro.
Nessa semana o Estado vai trabalhar com as informações que considera de suma importância na prevenção da doença. Uma delas é a atenção dos pais na aplicação, ainda no dois primeiros meses de vida das crianças, da vacina BCG que é disponibilizada gratuitamente em todo o país e que a vacina protege a criança contra as formas mais graves da doença como a evolução para a meningite.
Outro ponto a ser massificado na semana é quanto aos sintomas da doença: tosse por mais de três semanas, principalmente com agravamento noturno e com catarro pode ser indício de tuberculose. O diagnóstico da tuberculose pulmonar é feito em uma Unidade Pública de Saúde, gratuito, que é o exame de escarro (catarro).
O tratamento também é gratuito e é feito em qualquer Unidade Pública de Saúde. O importante, na informação, é ressaltar que uma vez diagnosticada a doença no paciente ele tem de tomar a medicação por seus meses, sem interrupção.
Se antes desse período o paciente decidir interromper o tratamento, nesse período já determinado de seis meses, a doença vira multirresistente, causando problemas graves e podendo levar a óbito. Uma vez que a doença pode afetar também outros órgãos do corpo, além do pulmão, rins, ossos ou mesmo o Sistema Nervoso Central, advindo daí a meningite tuberculosa.
O tratamento da tuberculose é supervisionado. Nele o doente vai todos os dias até a Unidade de Saúde para tomar os medicamentos, como uma forma de evitar o abandono.
Neste ano o Estado tem como parceiros, além do Ministério da Saúde, a Igreja Católica, por meio da Pastoral da Saúde, a Sociedade Mato-grossense de Pneumologia e Tisiologia, a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos-(Dahw), a Unimed, o Serviço Social da Industria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e a sociedade civil organizada de Mato Grosso.
Seguindo os objetivos da semana, nesta segunda (19/3) a mobilização, com acesso a informação, está acontecendo no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), com distribuição de folderes e panfletos, quando será uma enquête com perguntas e respostas sobre a doença aos usuários do Sistema Único de Saúde que aí buscam os serviços, e funcionários.
PROGRAMAÇÃO
DIA 20 DE MARÇO:
Workshop sobre a Tuberculose
Local: Auditório do Senac
Atividades: Palestras com a Técnica da SES- Lucia Costa Barros e com os alunos e funcionários.
Didática:Os próprios alunos prepararam palestras sobre o Conceito, Transmissão e Sintomas da Doença.
Horário: 14 às 18 horas
DIA 21 DE MARÇO
Atividades Educativas
Local: Espaço do Ganha Tempo – Praça Ipiranga
Atividades: Distribuição de folders e materiais educativos
Horário: Período Integral
DIA 22 DE MARÇO
Seminário Estadual “Mato Grosso unindo forças contra a Tuberculose”
Local: Auditório da Unimed
Período Matutino ( 08 as 11h30)
Palestrante: Airdes Pivetta, presidente da Sociedade Mato-grossense de Pneumologia
Local: Fiemt
Período Vespertino (14 às 18 horas)
Palestrante: Equipe Técnica da SES e a consultora do Ministério da Saúde, Marilda Spinelli
DIA 23 DE MARÇO
Educação em Saúde
Local: Parque Mãe Bonifácia
Atividades: Distribuição de Materiais Educativos, Aferimento da Pressão Arterial e Teste de Glicemia
Horário: 07 às 11 horas
Período Vespertino (15 as 18 horas)
Apresentação da Peça de Teatro do Grupo Petti e do Coral São Matheus de Várzea Grande, Teatro de Bonecos e Apresentação da Peça de Teatro “Medicamentos e Bacilos”
Serão desenvolvidas atividades educativas nas Unidades de Saúde do Estado durante toda semana