Realizada pela Gerência de Gestão de Qualidade e Produtividade ou Serviço Social do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso sob a coordenação de Aureniza Ferreira dos Santos, a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência começou ontem quarta-feira (18) e vai até amanhã sexta-feira (20) com programação no Auditório do órgão.
Vale lembrar que o dia 21 de setembro foi escolhido por todas as entidades nacionais para ser o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações da cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Segundo dados do IBGE (2010), mais de 45,6 milhões de brasileiros declararam ter alguma deficiência, o número representa 23,9% da população do país. Em Cuiabá, existem aproximadamente 700 mil portadores de deficiência e no DETRAN-MT 29 servidores.
Dessa maneira, é imprescindível que o órgão garanta a acessibilidade e autonomia a este público, uma vez que se acredita que não basta o ingresso do servidor no serviço público e sim sua permanência com dignidade, qualidade de vida e respeito.
Essa é também a opinião do Superintendente de articulação das políticas públicas das pessoas com deficiência, Mário Lúcio Guimarães. “Esse evento se torna muito importante na medida em que vem informar e sensibilizar os servidores do DETRAN-MT como o dia a dia ao lado de um deficiente deve ser respeitoso e humanizado”, pontuou.
O evento contou ainda com a participação da presidente do SINETRAN-MT, Veneranda Acosta Fernandes, do diretor de Gestão Sistêmica do DETRAN-MT, Naime Martins Moraes, da presidente do CONEDE-MT (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Júlia Ulrich Alves de Sousa e com a apresentação musical do grupo ‘Os Bengalas’.
Fabiana Gil