terça-feira, 10/09/2024
InícioAgronegócioSema reúne mais de 240 biólogos em curso de atualização do sistema...

Sema reúne mais de 240 biólogos em curso de atualização do sistema de cadastro rural

Participantes receberam certificado pela Escola de Meio Ambiente da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC)

Com um público de 246 biólogos do Estado, a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso promoveu, nesta terça-feira (06.08), o curso de atualização sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O objetivo foi atualizar o conhecimento dos profissionais que cadastram projetos de regularização ambiental no sistema.

A qualificação aconteceu com o público presente no auditório Arne Sucksdorff, na sede da Sema, e via Google Meet. O biólogo Celso de Arruda, que está há mais de 25 anos no mercado, destacou que o sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital) é rápido e transparente. “Mais uma oportunidade para nós no mercado de trabalho”, disse Arruda. A professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mônica Aragona, estimulou os alunos do bacharelado a participar do curso.

“A presença da aula de hoje era a participação do curso promovido pela Sema, seja presencial ou via Google Meet. Estou sempre buscando as oportunidades de mercado de trabalho. O CAR Digital vem para agregar e como uma ótima opção. A turma está no segundo semestre e com bastante tempo para entender e aprender a usar a sistema”, reforçou a professora.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, abriu a programação com a apresentação intitulada ‘Oportunidades e desafios para a Regularização Ambiental em Mato Grosso – Agilidade e qualidade no processo de validação com o CAR Digital’.

Luciane fez um histórico do licenciamento ambiental desde 1995 até o CAR Digital. A adjunta reforçou que o foco do novo sistema é o combate ao desmatamento ilegal e que toda evolução é uma decisão de Governo em sintonia com o Código Florestal Brasileiro. “O técnico que atende um produtor precisa saber orientá-lo de forma correta.  Por isso, entender todas as particularidades do sistema é de suma importância”, disse.

O presidente do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região, André Camilli Dias, falou sobre papel do biólogo na regularização ambiental. “Quem atua no mercado de consultoria ambiental, vem para auxiliar o produtor que precisa regularizar a situação da sua propriedade, principalmente para obter crédito e benefícios do Governo. É uma oportunidade que o mercado está oferecendo”.

Segundo André, a regularização ambiental é mais uma fatia de trabalho para o biólogo, e o CAR Digital oportuniza isso. “Vamos promover mais ações como esta e auxiliar de alguma forma a categoria estar preparada para atender com excelência”.

Aconteceu ainda a palestra sobre Geoprocessamento de Monitoramento Ambiental, explanada pela servidora da Sema, Olga Kummer. Já o servidor Gabriel Vitorelli falou sobre Transparência e qualidade da informação com o Geoportal.

Houve ainda interação com perguntas e respostas dos palestrantes e pelo superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental, Felipe Klein. Os participantes receberam certificado de quatro horas pela Escola de Meio Ambiente da Superintendência de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão (SUEAC).

Da redação

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito + quinze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes