quinta-feira, 21/11/2024
InícioPolíticaSem anteparo, Dilma articula e ouve três nãos

Sem anteparo, Dilma articula e ouve três nãos

Sem articulador político para servir de anteparo, a presidente Dilma Rousseff fez três articulações para obter apoio do PMDB à reforma ministerial e ouviu três nãos.

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse que não indicaria nomes para o novo ministério da presidente, além de ter afirmado que realizar mudanças agora poderia criar novos problemas na base de apoio do governo no Congresso.

Depois da negativa de Temer, Dilma consultou os presidentes do Senado, Renan Calheiros (AL), e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ). Os dois peemedebistas também se recusaram a apontar nomes para o primeiro escalão.

Antes de procurar os três peemedebistas, Dilma tentou negociar com o PMDB por meio do líder da bancada na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), e da ministra da Agricultura, Katia Abreu (TO).

Cobras criadas, Temer, Renan e Cunha enxergaram nesse movimento uma tentativa de deixá-los em segundo plano. Resolveram, então, se afastar ainda mais da presidente. Apesar de ter rompido com o governo em julho, Cunha foi consultado por Dilma a respeito da reforma ministerial.

Agir sem articulador político é um erro básico que transmite uma imagem de desespero presidencial.

*

O governo teme uma derrota na sessão do Congresso desta terça que analisará os vetos presidenciais a medidas que desequilibram as contas públicas.

Depois de contar os votos de possíveis aliados, os governistas tentarão mais uma vez adiar a sessão.

Para o governo, essa é uma solução ruim, porque não resolve de uma vez por todas a ameaça da chamada “pauta-bomba”. Ou seja, não afasta o risco de uma derrota no futuro que possa estourar as contas públicas e agravar ainda mais as crises econômica e política.

O dólar a quase quatro reais é prova de que a incerteza política gera incerteza econômica.

 

 

 

 

 

KENNEDY ALENCAR 

BRASÍLIA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes