O programa Jovem Aprendiz dos Correios, que se propõe a ensinar e preparar os jovens brasileiros para o mercado de trabalho, atingiu, em apenas uma semana, a marca de 229.610 mil inscrições, sendo 1.276 pessoas com deficiência que têm reservada 10% do total das vagas. As inscrições vai até quarta-feira (4) pelo site dos Correios (www.correios.com.br). Há vagas para Mato Grosso.
O interessado deve ter idade entre 14 e 20 anos, estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenham concluído o ensino médio. É necessário ter obtido média mínima de cinco pontos nas disciplinas do último ano cursado. Terão pontuação adicional os oriundos de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, participantes do Projeto VIRA VIDA/SESI ou que estejam cumprindo medida sócio-educativa.
O jovem será contratado por um período de 12 meses, com jornada de 20 horas semanais. O curso de aprendizagem terá parte teórica nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e as atividades práticas nas unidades da ECT. Após a conclusão do curso, os alunos receberão certificado de Auxiliar Administrativo expedido pelo Senai.
Ao participar do Jovem Aprendiz, o estudante tem acesso às atividades sócio-educativas e de bem-estar da empresa e remuneração de R$ 292,43, além dos benefícios regulares, como vale-transporte, vale refeição/alimentação e assistência médica e odontológica nos ambulatórios dos Correios.
O programa Jovem Aprendiz dos Correios já atende hoje cerca de três mil estudantes no Brasil.