A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai contratar 600 agentes prisionais e chamar 21 aprovados em concurso público. As inscrições para o exame de seleção dos temporários já estão abertas.
O secretário Carlos Brito informou que os contratados serão lotados em unidades prisionais do interior e que somente os concursados ficarão na capital. Em Cuiabá, a segurança terá maior reforço com o retorno de agentes que desempenham funções administrativas para os presídios.
Ontem à tarde, Carlos Brito reuniu-se com uma comissão de representantes de servidores dos presídios. O secretário recebeu uma minuta do projeto de lei instituindo a carreira dos profissionais do Sistema Penitenciário e Sócio-Educativo do Estado. O projeto estabelece princípios e regras de qualificação profissional, habilitação para ingresso, regime de remuneração e estruturação dos cargos para todos os níveis de graduação profissional.
Os agentes prisionais, que ameaçam entrar em greve a qualquer momento, apresentaram nova reivindicação salarial para o secretário. Clédison Gonçalves, presidente do Sindicato dos Investigadores e Agentes Prisionais, oficializou a proposta de R$ 1.280 para os agentes concursados que já completaram um ano na função, redução do estágio probatório de três para um ano e outros itens. A proposta foi encaminhada para a Secretaria de Administração (SAD).
dc