O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, se reuniu com o diretor de Infraestrutura da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo – FIFA 2014 (Agecopa), Carlos Brito. O objetivo da reunião foi apresentar a comissão de segurança pública que será responsável pelas ações de governo referente à pasta durante o período que antecede e durante a realização da Copa do Mundo.
A equipe é formada por representantes de todas as instituições estaduais de segurança, entre elas, Polícias Judiciária Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Politec, Inteligência, Polícia Comunitária e Secretaria Nacional de Segurança Pública. A comissão deverá reunir dados referentes à pasta, além da necessidade das instituições para a garantia da segurança na Copa do Mundo. Com essas informações em mãos, cabe à comissão a elaboração de projetos estratégicos no âmbito da segurança.
“Precisamos alinhar todos estes projetos para realizar ações de segurança voltadas não somente para a Copa, mas para Mato Grosso, de forma eficaz. A comissão tem a função de ordenar este trabalho”, afirmou Diógenes Curado.
Durante a reunião, Carlos Brito ressaltou a importância de realizar um trabalho de excelência para a Copa de 2014. “Primeiramente, temos que entender que não existem sub-sedes da Copa do Mundo. Cuiabá, assim como todo o país é sede, e temos que consolidar uma política de segurança pública para este evento que atenda a todos os padrões internacionais”, disse.
A partir desta reunião, a comissão de segurança terá como meta a criação de uma agenda de compromissos, estabelecendo prazos para a conclusão dos projetos e apresentação à Agecopa.