A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semma) distribuirá gratuitamente neste sábado (13.09) pelo menos 600 mudas de árvores – entre nativas e frutíferas – em mais uma etapa do projeto social “Várzea Grande Agora”, beneficiando centenas de famílias. O evento será realizado no bairro 13 de Setembro, na Escola Lúcia Leite Rodrigues, a partir das 8 horas e encerrado às 17 horas.
Segundo o secretário de meio ambiente e agricultura, Celso de Souza Brandão, entre as mudas nativas, as pessoas poderão escolher entre ipê, ingá, jenipapo e oiti. Na lista das frutíferas estão mudas de cajueiro, goiabeira e mangueira. As mudas são oriundas do viveiro da própria secretaria em convênio com a Empaer. A expectativa é que a procura seja intensa desde o início do dia.
Para o secretário, a idéia é criar o hábito do verde e resgatá-lo em toda a cidade. Lembra que a aceitação das mudas por parte da população é ótima. “Além da muda, as pessoas recebem uma orientação de nossos técnicos de como cuidá-la. Os técnicos ressaltam a importância das plantas nos aspectos ambiental e medicinal. A pata-de-vaca, que é excelente para os problemas renais, é uma das espécies que serão distribuídas”, exemplifica.
Conforme Celso Brandão, a idéia inicial do viveiro da Secretaria era fornecer mudas de árvores nativas para a recuperação das áreas degradadas, principalmente na região ribeirinha do rio Cuiabá, mas espécies frutíferas e ornamentais foram acrescentadas e sempre que possível é feita a doação.
Os moradores que pretendem receber uma planta devem procurar a equipe da SEMMA durante o Várzea Grande Agora. O projeto é realizado pela Secretaria de Promoção e Assistência Social em parceria com todas as outras pastas municipais.