O governador Blairo Maggi inspecionou na tarde desta sexta-feira (05/10), antes de embarcar para a Europa, as novas viaturas da Segurança Pública. Junto com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, eles foram conhecer o novo lay out das viaturas.
Nessa primeira etapa serão entregues 340 veículos para unidades da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Sistema Prisional nos pólos de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. As viaturas começam a ser entregues na próxima semana.
Além das viaturas locadas, o governador inspecionou também as viaturas do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) – quatro Rangers e motos que serão utilizadas pelo Gefron e no policiamento ostensivo -, adquiridas pela Sejusp.
Blairo Maggi destacou como pontos importantes do novo sistema a economia para os cofres públicos e a sua operacionalidade. A locação, segundo cálculos do Governo do Estado, vai representar uma economia de 42% em relação aos custos de hoje, de manutenção das viaturas da segurança pública e, um ganho para a sociedade, que terá o número necessário de veículos em serviço. “Depois de um levantamento criterioso dos custos e após testarmos esse modelo poderemos estendê-lo à outras unidades”, disse o governador.
Além do baixo custo de manutenção – ao Estado caberá somente o abastecimento da frota, se um veículo baixar oficina, a empresa é obrigada a colocar outro no lugar -, o novo sistema acrescentará 500 novas viaturas para o Sistema Segurança Pública.
“É mais um importante desafio cujos resultados se consolidam com a chegada das novas viaturas. O Governo do Estado, por meio da Sejusp, dá a Policia Militar e a Polícia Judiciária Civil condições bem melhores para que possam desempenar as sua funções”, salientou Carlos Brito.
O secretário acrescentou ainda que o governo precisa adotar procedimentos de gestão modernos ao ressaltar que “é um ganho de gestão e um ganho operacional para a Segurança Pública, que beneficia também a Politec e o Sistema Prisional”.
Acompanharam a visita o comandante-geral da Polícia Militar, Antônio Benedito de Campos Filho; o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, José Lindomar Costa; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Arilton Azevedo Ferreira; os secretários adjuntos de Segurança, coronel PM Jorge Ferreira da Cruz e de Justiça, Carlos Santana, e o superintendente de Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Zuilton Braz Marcelino.