e secretário de Turismo, Yuri Jorge Bastos. Atendendo ao pedido da AL, Yuri apresentou aos parlamentares o andamento dos projetos exigidos pela FIFA para Cuiabá sediar parte dos jogos do mundial de 2014. O prazo para o cumprimento do cronograma encerra no próximo dia 31 de agosto.
“O não cumprimento desse cronograma poderá levar a desqualificação da cidade sede pela FIFA”, alertou Yuri. Além disso, o secretário apresentou uma carta que recebeu da FIFA, assinada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que chama a atenção dos organizadores aos prazos e cumprimento “rigoroso” das exigências. Entre as regras estão: a definição dos investidores que serão os responsáveis pelos investimentos até 31 de dezembro de 2009 e a que determina que as obras devam iniciar em fevereiro de 2010 e terminar em dezembro de 2012.
“Entendemos como necessária essa explanação para tirar possíveis dúvidas dos deputados em relação à mudança no projeto original, por exemplo, do Estádio Verdão. A Assembleia Legislativa vai acompanhar passo a passo a execução dos projetos”, informou o presidente da Casa, deputado José Riva (PP).
De acordo com Yuri, as alterações no projeto original do estádio permitirão uma obra mais moderna e por menor preço. Com a capacidade para 42,5 mil torcedores, o novo espaço poderá ser utilizado após o mundial para conferências, feiras, dentre outras atrações. “A ideia é a de compor uma estrutura que conduza bem tudo isso. Pois, não queremos criar falsas expectativas”, disse o secretário sobre a corrida contra o tempo para atender todas as exigências.
Nesta quarta feira, as autoridades se reúnem novamente com equipe do Governo do Estado para tratar sobre o projeto de revitalização da Chapada dos Guimarães e da Copa do Mundo. O evento será às 14 horas, no auditório Licínio Monteiro, na AL.