quinta-feira, 27/03/2025
InícioInfraestrutura e TransporteSecretário da Sinfra irá explicar situação das obras do BRT, Convocação foi...

Secretário da Sinfra irá explicar situação das obras do BRT, Convocação foi feita pelo Deputado Lúdio

Convocação foi aprovada no Plenário da Assembleia Legislativa e a audiência está marcada para 19 de fevereiro às 9h

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) propôs, e a Assembleia Legislativa aprovou, a convocação do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, para explicar a situação das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, na sigla em inglês) em Cuiabá e Várzea Grande. Na audiência, marcada para 19 de fevereiro às 9h na Sala das Comissões, o secretário deverá esclarecer os motivos do atraso nas obras e também o futuro do modal de transporte intermunicipal.

Lúdio já havia aprovado, em janeiro, um convite aos representantes do Consórcio Construtor BRT, conjunto de empresas responsável pelas obras. A audiência estava prevista para esta quinta-feira (13), mas foi adiada a pedido do consórcio. A reunião com os representantes das empresas foi reagendada para 27 de fevereiro.

“A convocação é para que o secretário venha prestar esclarecimentos sobre o BRT. Tem projeto básico? Tem projeto executivo? Qual o cronograma de pagamentos que já foi realizado? Foram feitas as medições necessárias para que o pagamento acontecesse? Porque a informação que circula é que o consórcio já recebeu 40% dos recursos da obra, mas entregou apenas 18%. Nós queremos esclarecer com detalhes todas essas situações, confrontar a posição do consórcio com a da secretaria, para que a Assembleia cumpra seu dever de fiscalizar essa situação da obra do BRT”, declarou o deputado.

Para Lúdio, as obras do BRT seguem a “novela interminável” do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o modal de transporte previsto anteriormente entre Cuiabá e Várzea Grande. Em 2020, o governador Mauro Mendes (União Brasil) decidiu pela troca do VLT para o BRT. As obras estavam paralisadas desde 2014, ano em que o VLT estava previsto para ficar pronto inicialmente.

“Infelizmente está se tornando uma novela interminável junto com a novela do VLT. Já são mais de 10 anos de novela em torno dessa questão, e só no mandato do Mauro Mendes já são seis anos, então nós precisamos de uma solução”, pontuou o deputado.

O contrato entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e o Consórcio Construtor BRT está estimado em R$ 468 milhões e a previsão inicial de entrega era para outubro de 2024. No começo de fevereiro deste ano, o governo anunciou que iria romper o contrato com o consórcio em razão do atraso nas obras. Governo e empresa seguem negociando a rescisão.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas