A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) está trabalhando para viabilizar a atividade do pequeno produtor, implementando a agricultura familiar e sua produção comercial.
Tanto que, quando assumiu a pasta da Seder, o secretário Neldo Egon Weirich disse “que um dos maiores objetivos a serem alcançados é a inclusão da agricultura familiar no agronegócio”.
A Seder, juntamente com a secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe), Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Saúde (Ses), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setec) assinaram a resolução de número 001/07, que tem como fim disciplinar a atividade multifuncional de agroindústrias ou unidades de transformação de produtos de origem animal e vegetal de agricultura familiar.
O secretário Neldo Weirich conheceu o projeto do selo batizado como “Bom do Mato”, que vai servir para atestar a qualidade da produção dos pequenos empresários do setor da agricultura familiar.
A criação do selo, além de dar mais credibilidade à produção dos chamados pequenos, vai mostrar que o produto comercializado por eles tem qualidade e não agride o meio ambiente. Na ocasião, o secretário em seu discurso, fazendo um alusão ao nome do selo, disse que “o projeto tem tudo para dar certo porque o que é de Mato Grosso é Bom para Mato Grosso”.
Para receber o selo, as pequenas indústrias vão ter que se adequar à produção industrial, de acordo com o que a Legislação permite, tendo, por exemplo, que ter locais arejados e limpos para o estoque, provar que a higiene correta está sendo mantida, entre outros.
Ass