A Secretaria de Educação de Cuiabá encerra nesta terça-feira (25) o curso de formação para os membros dos 148 conselhos das unidades de ensino. A última etapa de formação ocorre na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a partir das 18h.
A formação, que tem como tema “Conselhos Escolares: democratização da escola e a construção da cidadania”, visa garantir conhecimentos significativos na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social. Busca ainda favorecer melhorias e incentivar inovações na prática cotidiana da gestão escolar.
O curso de formação é voltado para os presidentes, secretários e tesoureiros dos conselhos de escolas e creches municipais. Ao todo, 568 conselheiros estão passando pela formação, sendo 360 membros dos conselhos de escolas e 208 de creches.
O curso, realizado entre os meses de julho e novembro, teve carga horária de 20 horas, distribuídas em cinco encontros de quatro horas. As Coordenadorias de Formação e de Gestão e Legislação são responsáveis pela realização da formação.
O evento será encerrado com as palestras “Conselho Escolar: Desafio da Qualidade da Educação”, proferida pelo professor doutor em Educação, Paulo Eduardo dos Santos, e “Conselho Escolar: Instrumento Fundamental da Escola Cidadã”, proferida pelo assessor pedagógico da Secretaria, professor mestre em Educação, José Ferraz de Araújo.
Ao longo dos quatro meses de formação, foram trabalhados os seguintes temas: democratização da escola e construção da cidadania; aprendizado na escola; respeito e a valorização do saber e da cultura do estudante e da comunidade; aproveitamento significativo do tempo pedagógico; gestão democrática da educação e escolha do diretor; Conselho escolar como espaço de formação humana: circulo de cultura e qualidade da educação; financiamento da educação no Brasil; valorização dos profissionais da educação; e relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social.
A formação é realizada com base no Programa Nacional de Fortalecimentos dos Conselhos Escolares da Secretaria de Educação Básica (SEB), ligada ao Ministério da Educação.
Conselhos – Cabe aos conselhos deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola. Seus membros participam da elaboração do projeto político-pedagógico da unidade de ensino, acompanham as ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizam a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.