domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeSecretaria participará da 8ª Semana Estadual de Alimentação Saudável

Secretaria participará da 8ª Semana Estadual de Alimentação Saudável

Em comemoração a 8ª Semana Estadual de Alimentação Saudável, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande participará das atividades realizadas durante o mês de outubro nas unidades de saúde.

Seis unidades de saúde estarão na programação. Confira a programação abaixo:

Dia: 07 de outubro (sexta-feira)

Unidade de saúde: PSF Souza Lima

Responsável: enfermeira Giselly Patrícia de Paula

Atividade: Capacitação para equipe do PSF Souza Lima, sobre ENPACS (Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável)

Informações: 3686-9692

Dia: 08 de outubro (sábado)

Unidade de saúde: PSF Capão Grande

Responsável: enfermeira Jacqueline Bianchini de Carvalho

Atividade: Reunião com mães e cuidadoras da Escola Municipal Antonio Faustino, no bairro Colinas Verdejantes, sobre ENPACS

Informações: 3692-2013 e 3692-4959

Dia 10 a 20 de outubro

Unidade de saúde: PSF Jardim União

Responsável: enfermeira Divina Eterna Silva Freitas

Atividade: Palestra e orientação para grupos de hipertensos e diabéticos da terceira idade do PSF Jardim União, sobre Alimentação Saudável

Informações: 3688-3874

Dia: 21 de outubro (sexta-feira)

Unidade de saúde: Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia

Responsável: enfermeira Cleodeth Nunes Ribeiro

Atividade: Palestra e orientação para mães e cuidadoras da Creche Tia Lucimar, no bairro Jardim Icaraí, sobre Amamentação e Introdução de outros alimentos após os 6 meses de vida

Informações: 3688-3094

Dia: 24 de outubro (segunda-feira)

Unidade de saúde: PSF Unipark

Responsável: enfermeira Adriana Patrícia Perez Costa Silva

Atividade: Orientação para mães da comunidade, de crianças de 1 a 5 anos de idade, sobre Alimentação Saudável

Informações: 3691-4001

Dia: 31de outubro (segunda-feira)

Unidade de saúde: PSF Manaíra

Responsável: enfermeira Louise Fernanda

Atividade: Orientação para mães da comunidade, de crianças de 0 a 2 anos de idade, sobre Alimentação Saudável

Informações: 3695-2827 e 3695-4573

SAIBA MAIS – A promoção da alimentação complementar saudável está inserida num dos eixos estratégicos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) que tem como fio condutor o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

Neste contexto, a CGAN elaborou, em parceria com a IBFAN Brasil e OPAS/OMS, a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS) como instrumento para fortalecer as ações de apoio e promoção à alimentação das crianças entre 6 e 24 meses no âmbito da Atenção Primária à Saúde do SUS e incentivar a orientação alimentar para esta faixa etária como atividade de rotina nos serviços de saúde.

Essa ação foi desencadeada pelo Ministério da Saúde desde 2002 com a publicação do “Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos – Dez Passos para uma Alimentação Saudável”, revisado em 2010, e que originou um conjunto de recomendações para uma alimentação complementar saudável, de forma a subsidiar e nortear práticas clínicas e educativas dos profissionais da saúde (Brasil, 2010).

A implementação da ENPACS é fortalecida com a publicação de outros materiais relacionados, como o Caderno de Atenção Básica Nº 23 – Saúde da Criança – Nutrição Infantil: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, Livreto de Receitas Regionais para crianças de 6 a 24 meses, Livreto sobre os Dez passos da alimentação para menores de 2 anos, e pretende atuar conjuntamente com a proposta da Rede Amamenta Brasil.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes