A secretaria de Saúde de Várzea Grande divulga, na próxima quarta-feira (29.08), o balanço parcial da segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite). O relatório incluirá os números do dia “D” de luta contra a doença, realizado no último sábado em 54 pontos de vacinação espalhados pela cidade. Vale lembrar, no entanto, que a campanha estende-se até o próximo dia 18 de setembro.
Nesse período, as 17 unidades de saúde de Várzea Grande vão atender as crianças que ainda ficaram sem receber a vacina durante o dia “D”.
A diretora de Vigilância em Saúde e responsável pelo setor de imunização da secretaria de Saúde, Marta Terezinha Frizon, acredita que no sábado foram imunizadas contra poliomielite em torno de 14 mil crianças com idade entre zero e quatro anos, 11 meses e 29 dias. Esse número corresponde ao total de aplicações efetuadas em todas as centrais montadas nas escolas da rede estadual e municipal, localizadas em Várzea Grande – e está baseado no resultado das demais campanhas realizadas em anos anteriores.
O número de 14 mil crianças vacinadas corresponde a cerca de 60% do total de menores várzea-grandenses com idade abaixo dos cinco anos, que é de 25,6 mil. Mas a meta da secretaria de Saúde é atingir a cobertura vacinal exigida pelo ministério da Saúde, que é de 95%. Lembrando que o resultado parcial ainda não inclui os dados referentes às 17 unidades municipais de saúde durante o dia “D”.
Segundo Marta Frizon, Várzea Grande tem grandes chances de alcançar a meta exigida pelo governo federal, como vem acontecendo nos últimos três anos – mesmo tempo de gestão do prefeito Murilo Domingos. “Creio que iremos atingir o total estipulado, pois a campanha foi bem veiculada em todo o Brasil e hoje as famílias estão cientes da importância de se vacinar as crianças dentro da faixa etária exigida”, afirma.
SEGUNDA DOSE – A diretora de Vigilância em Saúde esclarece que a segunda etapa de vacinação contra a poliomielite não inclui os resultados da primeira fase, realizada em julho deste ano. Isso significa que todas as crianças vacinadas neste período devem receber também a segunda dose.
Marta Frizon explica ainda que, em cada uma das etapas, Várzea Grande deve atingir a meta estipulada pelo ministério da Saúde, que é de 95% do total de crianças na faixa etária específica da campanha. Vale ressaltar que o município conseguiu superar o índice de vacinação na primeira etapa, imunizando pouco mais de 95,7% dos menores contra paralisia infantil, o que corresponde a 24,3 mil crianças.