Mais um departamento da Assembléia Legislativa tem implantado agora o Projeto 5S, que combate desperdícios; cria uma cultura de autodisciplina a fim de otimizar recursos e tornar a unidade implantada em excelência na prestação de serviços.
A Secretaria de Administração e Patrimônio da Casa abriu a semana com uma palestra aos funcionários do setor, o que oficializou a implantação dos objetivos do 5S.
Basicamente, o projeto se norteia por uma orientação oriental que estabelece cinco sensos a serem praticados no dia-a-dia, especialmente em empresas e instituições públicas: utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina. “Combater o desperdício, racionalizar as tarefas e otimizar recursos existentes na Casa são algumas das metas a serem alcançadas”, explicou a coordenadora do Projeto 5S, Tônia Figueiredo.
A Assembléia Legislativa tem hoje implantado cinco projetos que compõem um programa de serviços públicos visando a excelência dos serviços oferecidos pela Casa. Estes projetos são coordenados pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico, sob a administração de todo o setor do professor Abílio Camilo Fernades.
Num contexto geral, a gerente de projetos de serviços públicos do planejamento, Clélia Maria de Oliveira, explica que a singularidade de cada ação faz com que os cinco projetos tenham características fundamentais no desempenho das funções de cada colaborador. “Cada projeto tem seu próprio gerente porque age em uma linha específica, mas o que não impede de que todos estejam interados no sistemaCasa. A grande melhoria está na otimização dos recursos de um setor e sua organização quando este adere a um dos projetos. As pessoas aprendem a importância disso na execução de suas tarefas e acabam levando estes ensinamentos para casa”, explicou Clélia.
Para alcançar esses objetivos, todos os servidores da secretaria estão sendo convidados a modificar seus hábitos a partir de metas para melhorias nas condições de trabalho; ordenação e limpeza; eliminação de desperdícios e redução de custos; aumento de produtividade e autodisciplina; educação; treino; aprendizado e hábito para melhorar a qualidade de vida. O próprio Planejamento Estratégico da Casa já aderiu ao projeto. Após a fase de experimentação, o Instituto Memória, a Secretaria de Gestão de Pessoas e outros gabinetes, além da Secretaria de Administração e Patrimônio.