A Secretaria de Justiça e Segurança Pública realiza nesta sexta-feira (19.12), das 16h às 18h, a blitz do desarmamento em todo Mato Grosso. A ação faz parte da campanha nacional de desarmamento, realizada no estado através de parceria entre Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Policias Civil e Militar, Polícia Federal, Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), Bases Comunitárias e outras instituições.
Segundo o major Wankley Rodrigues, um dos membros da coordenação da campanha, o objetivo da blitz é conscientizar a população sobre a campanha, além de esclarecer possíveis dúvidas sobre a devolução e registro dos armamentos.
PROCEDIMENTOS – Wankley Rodrigues afirma que a entrega de armas pode ser feita em qualquer unidade das Polícias Civil e Militar, Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Ciscs) e Bases Comunitárias de Segurança. “Mas cuidado. Aquele que for entregar o armamento não deve levar sua arma na primeira visita. Antes, o cidadão deve comparecer a um posto de entrega com uma declaração informal da arma para solicitar a guia de transferência”. Após a expedição da guia, o portador deve voltar à sua casa para entregar o armamento descarregado e embalado.
ENTREGA DE ARMAS – Para facilitar a vida do portador, a Polícia Federal tem no site (www.dpf.gov.br) todas as informações para quem deseja entregar, registrar ou renovar o registro de sua arma de fogo. Na Capital, as armas também poderão ser entregues na sede da Polícia Federal, e no interior, nos municípios onde há regionais da PF – Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres e Sinop.
Nos locais onde não há unidade da Polícia Federal, as unidades das polícias Civil e Militar estão credenciadas junto à instituição federal para o recebimento de armas e expedição do formulário referente à indenização pela entrega do armamento.
Na Capital, a Delegacia Móvel da Polícia Judiciária Civil estará até 31 de dezembro na Praça da República, no centro, para fornecer informações sobre a campanha e expedir guia de trânsitos para o recolhimento de armas.
Confira abaixo os locais onde serão realizadas as blitzes em Cuiabá e Várzea Grande:
– São João Del Rei: Avenida de acesso ao bairro Tijucal;
– Beira Rio: Avenida Carmindo de Campos;
– Moinho: Avenida Rui Barbosa;
– Lixeira: Avenida João Gomes Sobrinho;
– Araés: Avenida Mato Grosso;
– Jardim Vitória: Avenida José Torquatto;
– Ribeirão do Lipa: Avenida de acesso ao bairro Despraiado;
– Pedra 90: Avenida Newton Rabvelo de Castro;
– Planalto: Avenida dos Trabalhadores;
– Centro de Cuiabá: Praça da República;
– Pedregal: Avenida dos Trabalhadores, próximo ao trevo da Miguel Sutil;
– Bosque da Saúde: Avenida Rubens de Mendonça;
– Morada da Serra: Avenida Principal do CPA I;
– Jardim Imperial: Avenida Julio Campos;
– Centro de Várzea Grande: Terminal André Maggi;
– São Matheus: Avenida Principal do bairro São Matheus;
– Cristo Rei: Em frente à Base Comunitária do bairro Cristo Rei.