A secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Várzea Grande (Semma/VG), reuniu os funcionários para debater e sugerir ações, idéias e estratégias organizadas dentro do projeto de atividades para 2007. Dos 34 funcionários, 26 participaram do encontro.
O objetivo de fazer os funcionários públicos conhecerem os projetos cotidianos e periódicos da Semma fez com que a participação dos servidores se tornasse importante, tanto pela opinião quanto pela contribuição, dando mais proximidade a administração. “A administração transparente obtém a confiança dos funcionários. Lá fora, o melhor exemplo da administração é o servidor contente com as ações projetadas e, por eles mesmos, executadas dentro do município”, explicou o secretário da Semma, José Aguiar Portela.
A elaboração do projeto pelos funcionários se tornou determinante para atender as necessidades dos servidores. As sugestões de compras, reestruturação, informatização, capacitação e desenvolvimento de atividades são para beneficiar a população. Um ponto marcante é que o retorno dos serviços constituídos chega aos cidadãos. “É uma idéia moderna e desenvolvimentista. O funcionário participa das reuniões sugerindo e resolvendo problemas estruturais, profissionais e orçamentários. Isso faz com que se desenvolvam profissionalmente com senso ético e responsabilidade sobre todos os valores conquistados pela comunidade e pela administração”, salientou Josandra Oliveira, doutora em medicina veterinária e coordenadora da implantação do Serviço de Inspeção Municipal de Várzea Grande (SIM).
Os participantes opinaram e votaram em todos os itens das categorias expostas no planejamento. As coordenadorias ficaram divididas em coordenações de Meio Ambiente, Arborização e Agricultura; Câmaras de Meio Ambiente, de Agricultura, de Mineração e do Aglomerado Urbano Cuiabá/Várzea Grande (Aglurb). O resultado final da reunião será na próxima semana quando as comissões apresentarão suas sugestões e propostas definitivas.