Os esclarecimentos públicos — em plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso — sobre os projetos (básico e executivo) e o andamento do processo de início das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) solicitados pelo deputado estadual Zeca Viana (PDT) ocorrerão no dia 27 de março, ou seja, daqui a duas semanas.
A confirmação foi feita pelo secretário Extraordinário da Copa do Mundo (Fifa 2014), Eder de Moraes Dias, por meio de ofício à Assembleia Legislativa. O documento foi lido durante a sessão ordinária pelo presidente da AL, o deputado estadual José Geraldo Riva.
O secretário foi convocado pelo deputado Zeca Viana para dar transparência às ações que envolvem o principal modal de transporte a ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande para receber os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.
O requerimento de Zeca Viana foi apresentado no dia 28 de fevereiro e Eder Moraes, conforme o regimento interno da Assembleia, respaldado pela Constituição Estadual, fará a apresentação no prazo limite. Ele tinha trinta dias para fazer a apresentação.
Alguns questionamentos que constam no requerimento de Zeca Viana foram esclarecidos em reunião com o governador Silval Barbosa, da qual também participou o senador Pedro Taques (PDT). Para exemplificar, o governo republicou, no Diário Oficial do Estado de 07 de março, o edital para a contratação da empresa que realizará a obra.
“Mas há questionamentos básicos que ainda precisam ser sanados. Além dos já encaminhados, novos questionamentos vão surgindo. O comparecimento do secretário à Assembleia será uma grande oportunidade de aproximação entre a Secopa e a população de Mato Grosso”, disse Viana.
Entre as perguntas que Eder deverá responder estão: o custo real do VLT aos cofres públicos, considerando implantação, desapropriações e infraestrutura; o custo operacional do VLT, considerando manutenção, energia elétrica, número de funcionários, entre outros, bem como a viabilidade econômica e a viabilidade técnica, considerando horário de funcionamento, número de passageiros, etc.
“Como legislador tenho o dever constitucional de fiscalizar as ações do Poder Executivo, e é o que farei. E não adianta ficarem falando que somos contra a Copa, pois isso é mentira. Sou a favor de que o VLT saia em tempo hábil e a preço justo, assim como todas as outras obras da Copa”, avisou Zeca Viana.