A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) encerrou a Campanha Nacional de Vacinação que visa prevenir os três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B, no ‘DIA D’ de sábado (01), imunizando mais de 93% do público alvo, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que era de 90%
Ao todo, mais de 150 mil pessoas do público alvo foram imunizadas. Para a responsável técnica do Programa de Imunização do município, Sandra Horn, o excelente resultado só foi possível graças a Rede de Atenção Básica do município que desenvolveu estratégias de vacinação extramuros – que consistiu em busca ativa pelo público alvo em hospitais, escolas, lar de idosos, entre outros espaços públicos e ainda realizou dois ‘DIA D’ para incentivar a população à buscar a imunização.
“Seguindo o calendário nacional, a Capital iniciou a campanha no dia 10 de abril, com previsão para encerrar no dia 31 maio. Entretanto, devido à baixa procura que também foi registrada em todo o país, mobilizamos todas as salas de vacinas de Cuiabá, incluindo a Zona Rural e iniciamos as ações em locais que haviam grande aglomeração de pertencentes aos grupos prioritários e ainda fizemos dois ‘DIA D’. Com isso, conseguimos ultrapassar a meta inicial de 90% ao vacinarmos 93,55% do nosso público prioritário e de risco, um sucesso que coloca Cuiabá entre as poucas cidades do país que conseguiu realizar uma barreira imunológica esperada pelo Ministério da Saúde. Ressaltando que os indicadores serão ainda maiores, pois ainda restam unidades para serem computadas. Sendo assim, os números oficiais serão finalizados e divulgados até a próxima quinta-feira, 06”, frisou a RT.
De acordo com o coordenador de programas estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção, devido à meta atingida, Cuiabá não prorrogará e nem ampliará a campanha para os demais públicos. “As únicas doses que ainda estão disponíveis nos postos de vacinação estão reservadas às crianças que deverão retornar para realizar a segunda dose. Dessa forma, diferente de outros municípios que não atingiram a meta dos 90% de vacinação, nossa Campanha não será prorrogada”, finalizou.
A definição do público alvo compostos por idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 05 anos, trabalhadores da saúde, professores, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade, e ainda componentes da segurança pública foram definidos conforme critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de estudos epidemiológicos.