O deputado Mauro Savi (PR) sugeriu ao Governo do Estado, por meio de uma indicação, a realização de uma campanha estadual junto às escolas para divulgar, incentivar e conscientizar os estudantes sobre a importância da doação de órgãos.
O objetivo do parlamentar é esclarecer e, principalmente, desenvolver na sociedade o conceito do que é ser um doador de medula óssea, sangue, tecidos e demais órgãos, além de tornar os estudantes fomentadores dos conhecimentos adquiridos bem como da seriedade que o tema exige.
“Por ano, várias pessoas morrem por falta de doadores, principalmente por falta de uma cultura que incentive as pessoas a se tornarem doadoras. Ademais, o poder público tem o dever de incentivar e conscientizar a população de modo geral sobre a necessidade de sermos doadores”, ressaltou o parlamentar na justificativa da indicação.
Na avaliação do parlamentar, uma campanha que englobe palestras, seminários, debates com técnicos da área, vídeos e material gráfico de divulgação pode trazer grandes resultados para a conscientização da sociedade. “O resultado com certeza será a redução de óbitos por falta de doadores” argumentou Mauro Savi.
A indicação foi encaminhada ao governador Silval Barbosa (PMDB), com cópia para os secretários de Estado de Saúde, Vander Fernandes, e de Educação, Ságuas Moraes.
—
Marcia Raquel