A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) colabora com o Ministério da Saúde (MS) numa importante ação de capacitação para a mudança de estratégia no enfrentamento da Dengue, que é a mudança do larvicída usado no tratamento de depósitos.
O Ministério da Saúde selecionou os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças e Sinop para receber o treinamento devido a ações anteriormente desenvolvidas no estado pela Rede Morena de Monitoramento, onde o Ministério da Saúde vem ao longo dos anos promovendo a captura de ovos do mosquito da Dengue , nos quais, na rede de laboratórios, foram feitas análises de resistência ao larvicída utilizado. Com base nos dados laboratoriais o Ministério da Saúde optou pela mudança.
Para a troca preconizada para os municípios selecionados é necessária a devida capacitação na nova metodologia de trabalho, que está sendo promovida a partir desta terça-feira (27/04), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O treinamento vai até a sexta-feira (30/04), desta semana.
A capacitação deverá reunir cerca de 100 pessoas dentre Supervisores, Coordenadores de Saúde, Técnicos e Agentes das Vigilâncias em Saúde Ambiental dos Escritórios Regionais de Saúde e municípios com experiência no uso do larvicída. Os Escritórios Regionais de Saúde com sede em cada um desses municípios selecionados estarão intimamente envolvidos no acompanhamento e orientação na nova metodologia a ser empregada nos municípios selecionados.
O superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MT, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, informou que a capacitação visa agregar o uso do novo larvicida ao combate contra a Dengue. “Mas é bom que se saiba que, segundo a Portaria nº 3.252, a competência para a troca de qualquer insumo no combate à Dengue é atribuição do Ministério da Saúde. Por isso, primeiro está sendo realizada a capacitação. Posteriormente, em data a ser definida pelo Ministério da Saúde, será feita a mudança”.
Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SES/MT, Wagner Peres, “a escolha desses municípios foi definida pelo Ministério da Saúde e o critério usado foi o fato de que Cuiabá, Rondonópolis e Sinop apresentarem contingente populacional acima de 100.000 habitantes, enquanto Cáceres por fazer fronteira com a Bolívia e Barra do Garças fronteira com o estado de Goiás
A Rede de Monitoramento Morena, do Ministério da Saúde, inclui a captura de ovos do mosquito da Dengue, sendo enviados à Secretaria de Vigilância em Saúde do MS onde passam por análise técnica de resistência ao larvicída em uso.
Ainda, segundo Wagner Peres, a capacitação com o novo larvicída compreenderá a parte teórica, com abordagens sobre os processos de resistência vetorial, modo de ação do produto, toxicidade e segurança. A parte prática consistirá na demonstração prática e operacional dos procedimentos para a aplicação do novo larvicída a ser empregado no tratamento dos depósitos.
Para a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Siriana Maria da Silva, o evento é mais uma ação a ser realizada no combate e controle da Dengue. A participação da Vigilância Epidemiológica neste evento é mais um indicativo que para se ter sucesso no controle da Dengue é necessário a integração de vários setores.
PROGRAMAÇÃO
Começando na terça-feira, das 8h00 as 12h30 os representantes do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana receberão treinamento teórico e prático sobre o uso do Diflubenzuron (larvicida). No período da tarde, de 13h30 as 18h00, será a vez dos técnicos, coordenadores e supervisores da Vigilância Ambiental de Saúde do município de Cuiabá receberem a capacitação.
Na quarta-feira (28/04), das 8h00 as 12h30, os técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde e das Vigilâncias em Saúde Ambiental de Saúde dos municípios de Cáceres, Rondonópolis e Sinop estarão recebendo o treinamento a ser usado no combate à Dengue.
Na quinta-feira (29/09), das 8h00 as 12h30, será a vez dos técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental do município de Várzea Grande serem submetidos ao treinamento.
Finalmente, na sexta-feira (30/04), os técnicos do Escritório Regional de Saúde e da Vigilância em Saúde Ambiental do município de Barra do Garças participarão da capacitação.
SECOM