quinta-feira, 07/11/2024
InícioBrasilSatélite vigiará rotas aéreas sobre o Atlântico e deixa a aviação mais...

Satélite vigiará rotas aéreas sobre o Atlântico e deixa a aviação mais segura

O Comando da Aeronáutica anunciou que vai adotar o gerenciamento para controle de tráfego aéreo sobre o oceano Atlântico através de satélites. O ACC Atlântico, centro de controle responsável por monitorar as rotas sobre o oceano, a maioria ligando o Brasil à Europa, será o primeiro da América Latina a adotar o sistema CNS/ATM (sigla em inglês para Comunicações, Navegação, Vigilância e Gestão de Tráfego Aéreo).

O satélite tornará as viagens aéreas muito mais seguras, já que os oceanos sempre foram considerados zonas cegas para as autoridades aeronáuticas. O controle do espaço aéreo normalmente é feito por radares e rádios – equipamentos de comunicação que precisam ser posicionados em solo.

O ACC Atlântico funciona no mesmo espaço físico que o Cindacta 3 (Recife). Porém, enquanto o Cindacta é operado pela Aeronáutica, a ACC Atlântico está a a cargo da Infraero. Trata-se do quinto centro de controle do espaço aéreo do País, ao lado de Brasília (Cindacta-1), Curitiba (Cindacta-2), Recife (Cindacta-3) e Manaus (Cindacta-4).

A previsão é de que, até 2020, o sistema CNS/ATM seja disseminado, o que vai revolucionar os conceitos de pontualidade e regularidade e a segurança dos vôos.

No entanto, os controladores de tráfego aéreo que atuam no Brasil alertam para o fato de que o satélite não vai desafogar o tráfego dentro do país, já que o ACC Atlântico monitora apenas vôos internacionais. A necessidade de compra de novos equipamentos e contratação de mão-de-obra continua existindo.

FU

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes