O deputado Pedro Satélite (PPS) apresentou Projeto de Lei que pretende incentivar o uso de álcool combustível nas frotas de veículos alugados ou comprados pelos órgãos públicos estaduais.
Pela proposta, fica determinado que as aquisições e locações de veículos pelo Estado, compreendendo os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, extensivo aos órgãos da administração direta e indireta, deverão ser preferencialmente movidos a álcool ou que tenham flexibilidade para uso múltiplo de combustíveis.
O principal objetivo do projeto, segundo o parlamentar, é de diminuir a poluição ambiental em Mato Grosso. “Já está comprovado que o álcool leva grande vantagem sobre a gasolina e os derivados de petróleo, principalmente, por ser renovável e não contribuir com o efeito estufa”, justificou.
Na defesa do projeto, Satélite lembra ainda que até mesmo sobre a emissão de gás carbônico (CO2) o álcool tem vantagem. “Na combustão da gasolina o CO2 é um subproduto formado na reação química já o álcool utiliza o CO2 presente na atmosfera, ou seja, a quantidade de carbono se mantém”.
Outro aspecto positivo, de acordo com o deputado, é econômico. Segundo ele, a proposta incentiva o consumo de álcool que é produzido em grande escala no estado. “Dessa forma vamos estar também contribuindo para a economicidade que o governo se propõe, já que o produto é atualmente oferecido por preços bem inferiores que a gasolina, portanto, os cofres públicos poderão obter uma grande economia consumindo este combustível”.