Quinta edição do Sarau Líteromusical será realizada em Cuiabá, a partir das 15h, na Casa Barão
A força e a potência da cultura negra serão os destaques do 5º Sarau Líteromusical 100+1, realizado nesta quarta-feira (17.05), na Casa Barão, sede Academia Mato-Grossense de Letras, em Cuiabá. O evento começa às 15h, com muito samba, poesia, oficina de escrita, exposição e debate. A entrada é gratuita.
O tema desta edição é ‘Agbára’, uma expressão africana que significa potência e força. A programação começa às 15h, com instalação envolvendo musicalidades e versos do multiartista Hermínio Luís Nhantumbo, moçambicano radicado em Cuiabá. Na sequência, haverá uma oficina de escrita negra com o professor e estudioso Edilson Serra e escritora Luciene Carvalho. Os dois também participam de uma conversa sobre questões raciais junto com a militante do movimento negro em Mato Grosso Antonieta Luisa da Costa.
O grupo musical Raízes do Samba, que tem 42 anos de trajetória, encerra a programação, a partir das 19h30, com um repertório repleto de samba e músicas de influências africanas. Outro destaque da programação é a mostra ‘Grandes Heroínas Negras do Coletivo Negro Universitário – UFMT’, em homenagem a mulheres pretas com papéis de relevância social, entre elas Tereza de Benguela.
O 5º Sarau Líteromusical 100+1 é um projeto realizado pela Academia Mato-Grossense de Letras (AML) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Ao todo, são oito eventos, que ocorrerão até o mês de agosto. Todos são temáticos e, nesta edição, celebra o dia 13 de maio, dia da Abolição da Escravatura no Brasil.
Serviço
A Casa Barão está localizada na Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3869, Cuiabá.
Entrada: O evento é gratuito, mas é necessário confirmar presença pelo WhatsApp (65) 9 8412-9090 e (65) 9 9227-6215. A programação também será transmitida online pelo canal do Youtube da AML.