No momento em que consolida uma reação no Campeonato Brasileiro, Muricy Ramalho se vê obrigado a preparar o São Paulo sem importantes peças do seu elenco.
De um lado, o técnico testa substitutos para a dupla olímpica Alex Silva e Hernanes, que deve desfalcar o time durante a Olimpíada de Pequim, em agosto. Em uma outra frente, Muricy se reúne com a diretoria para tratar de reforços.
“Vamos perder dois jogadores muito importantes e, como a temporada é longa, precisaremos conversar bem”, disse o técnico, referindo-se aos atletas com idade olímpica e aos encontros que tem tido com o presidente Juvenal Juvêncio.
A última conversa entre os dois aconteceu ainda nos vestiários do Morumbi logo após a vitória sobre o Sport por 1 a 0, sábado. Juvenal, responsável direto pela manutenção de Muricy no cargo, parabenizou o treinador pelo resultado positivo, o terceiro seguido.
Com ou sem a janela de transferências para a Europa, serão quase certas as ausências do zagueiro Alex Silva e do volante Hernanes no próximo mês. Os dois devem fazer parte da lista dos atletas com idade até 23 anos que irão defender o Brasil em Pequim.
Contra os pernambucanos, a dupla já desfalcou o São Paulo, irritando a comissão técnica e a diretoria. Eles estavam com Dunga para disputar o amistoso entre a seleção olímpica e um combinado do Rio de Janeiro em Volta Redonda, que terminou com a vitória da seleção por 1 a 0, com gol de Pato.
Juninho e Joílson tem sido testados como substitutos para essas posições. Foi assim diante do Sport. Após um início ruim no São Paulo, os dois se recuperaram e ganharam confiança de Muricy, que explicou o porquê de os atletas demorarem para se firmar.
“A pressão aqui é grande, essa camisa pesa demais. O São Paulo é um clube muito grande. Se o Joílson e o Juninho sentiram [pressão], imagine se eu colocasse os meninos [jogadores da base] como muitos falam por aí. O bom é que agora o Joílson já está mais adaptado à cidade e ao clube e o Juninho também.”
Hernanes e Alex Silva podem, inclusive, não atuar mais pelo São Paulo depois das Olimpíada. Os dois jogadores, assim como Miranda e Richarlyson, são alvos dos clubes europeus. Dagoberto também teria proposta. Do time que começou a temporada, Adriano e Fábio Santos já deixaram o clube.
REFORÇOS
Sobre quem pode vir, Muricy confirmou que o clube teve chance, no início do ano, de contar com o atacante Fred, ainda no Lyon. “Realmente houve um contato, mas esbarramos no salário.” Ricardo Oliveira foi outra opção.
O técnico, porém, não demonstra pressa para contratações e disse que vai se virar com o elenco que tem. “A camisa pesa. Por isso temos que tomar cuidado com quem vai entrar na equipe.”